O artigo de hoje quer explicar alguns conceitos do sistema americano de saúde, como as Accountable Care Organizations (ACOs – algo como “Organizações de Cuidados Responsáveis”), que são o novo modelo de negócio do Medicare para a prática de medicina. O que exatamente é um ACO e como se planejar para medir a eficiência ou ineficiência na prestação de cuidados de saúde? A premissa de um ACO é incentivar os profissionais de saúde a pensar em si mesmos como um grupo de atendimento ao paciente, além de gerenciar melhor os incentivos financeiros. A Medicare Gain Sharing Program (um programa de participação nos ganhos), que faz parte da nova lei da reforma da saúde, torna disponível para os profissionais de saúde formar um ACO. Há várias opções diferentes de como um ACO pode organizada, mas todos devem incluir, pelo menos, médicos de cuidados primários e de especialidade e pelo menos um hospital. A ACO deve servir pelo menos 5.000 beneficiários do Medicare e concordar em participar do Programa de Poupança compartilhada para um mínimo de três anos. Financeiramente, seus profissionais compartilhar qualquer economia resultante da melhoria de atendimento ou de maior eficiência. O plano de incentivo para um ACO é simples. Se o ACO é capaz de reduzir os custos dos cuidados para menos do que o sistema atual do Medicare, o ACO vai receber uma parte dessa economia como um pagamento de bônus. Por outro lado, o plano também inclui uma “multa” se um ACO perde seu objetivo e incorre em custos acima do status quo.
Gestão de custos é uma parte do objetivo do ACO, o segundo é fornecer provas sobre a qualidade da assistência prestada. Os ACOs serão responsáveis por mostrar um melhor desempenho em uma série de 65 medidas clínicas e serão obrigados a comunicar sobre estas medidas de qualidade para o período do contrato de três anos. As medidas de desempenho do ACO são divididos em cinco áreas de concentração: (1) experiência do paciente / cuidador, (2) a coordenação dos cuidados, (3) a segurança do paciente, (4) saúde preventiva e (5) população em situação de risco / saúde do idoso frágil. Revendo a lista de medidas ACO, 26 dos 65 requisitos também são “Critérios de uso significativo” do sistema de certificados EHR (Electronic Health Records – prontuários eletrônicos), o programa do governo que dá incentivos financeiros para aqueles que fazem uso significativo da tecnologia em prol do paciente. A tabela abaixo lista as variáveis de qualidade do EHR que podem ser usados como fonte de medida para os requisitos de desempenho do ACO.
A processo de submissão de dados auto-relatados irá operar através de uma opção de relatório por grupos numa ferramenta web de coleta de dados, que permitirá aos ACOs enviar informações clínicas de seus EHRs, registros e fontes de dados administrativos. A inter-relação entre uso significativo e as medidas dos ACO traz um forte alinhamento entre o programa de incentivo EHR e o Programa Poupança compartilhada de tal forma que a decisão proposta exigirá de um ACO demonstrar que pelos menos 50% dos seus cuidados primários são usuários de EHR conforme definido pela lei HITECH. E da perspectiva centrada no paciente, a importância de ter o fluxo de informação do paciente é fundamental. Isso só pode ser alcançado através da troca de informações de saúde eletrônica e dos profissionais que estão participando do programa de incentivo à EHR e que estão a desenvolver processos de atendimento consistentes com a legislação.
Fonte: HitechAnswers