A chave para o sucesso do TecSaude está na possibilidade de juntar coersivamente a assistência e o conhecimento médico com o da gerência e engenharia.

A TecSaude foi fundada por Sérgio Lomachinsky, Iliane Alencar e Zeev Katz, todos engenheiros, para otimizar os investimentos pelos hospitais e garantir a segurança dos pacientes, gerando um melhor nível de cuidado para os pacientes.

Conversamos com o empreendedor Zeev Katz em Recife, que nos contou tudo sobre a TecSaude.

O funcionamento é o seguinte: o hospital cede um espaço e monta-se a equipe, que conta com diversos técnicos especializados para a área da saúde. A vantagem de contar com uma equipe especializada no local é que ela resolve a maior parte das questões mais rapidamente. De acordo com o empreendedor, há pouca concorrência e a maior delas é o caráter improvisado que a administração e a gestão de equipamentos tem. “Algumas pessoas acham que como está conseguindo ‘dar um jeito’, o problema não existe.”. Também é difícil medir a redução de custo para um hospital em particular, especialmente antes da intervenção. Apesar disso, a regra pratica é de que o gasto médio cai, com a implantação dos sistemas de engenharia clínica, em 20% do valor do parque de equipamento e em 12% do gasto com equipe.

A TecSaude conquistou o ISO 9000 em 2004 e se nota um modus operandi bem definido. O sistema foi normatizado para cadastro de equipamentos, registro de histórico de procedimentos, uso deste e puxar erros e acertos médicos.

Ainda, conta com 12 métricas gerenciais, e o objetivo de cada equipe é atingir 70% das métricas rotineiramente. Dentre as métricas, se encontra a manutenção corretiva, preventiva e medição de uso e atraso.

Atualmente, 55 estabelecimentos espalhados no Brasil inteiro utilizam soluções da TecSaude.