São Paulo, janeiro de 2014 – A mudança das condutas nos hospitais psiquiátricos do país e os programas e leis vigentes sobre a saúde de mães e recém-nascidos são base de dois lançamentos referências da Elsevier para enfermeiros e estudantes da área.
Com foco no modelo de assistência proposto pela legislação brasileira vigente – pautada na mudança das condutas de hospitais psiquiátricos e na importância do movimento de Reforma Psiquiátrica chega ao mercado a 8ª edição de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica: desafios e possibilidades no novo contexto do cuidar (Elsevier), obra que preenche uma importante lacuna na literatura nacional sobre o tema.
Escrito por profissionais com vasta experiência na área de Saúde Mental e editado pelos mestres em Enfermagem Psiquiátrica e Doutores em Enfermagem, João Fernando Marcolan (Unifesp) e Rosiani C.B. Ribeiro de Castro (Universidade Cruzeiro do Sul), o livro relata experiências heterogêneas de assistência em diversas regiões do país, buscando contribuir para a instrumentalização do cuidado integral.
Os autores sugerem tipos de assistência ao paciente com transtornos mentais mais comuns e orientam acerca da necessidade de uma equipe multidisciplinar para o adequado desempenho e atendimento qualificado, mostrando ser possível ir além do que é determinado pela Política Nacional de Saúde Mental.
Entre outros temas, os capítulos tratam de entrevistas psiquiátricas, como fazer o exame psíquico, tipos de transtornos mentais com orientações sobre cuidado, etiologia, epidemiologia e características clínicas e cuidados ao indivíduo portador de sofrimento psíquico atendido em residência terapêutica e reinserção psicossocial.
ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO NOVO CONTEXTO DO CUIDAR |Editora Elsevier | Páginas: 456 | Formato: 16x23cm |Preço: 99,00 Introdução e capítulos-degustação: http://migre.me/gztSx.