Com foco no modelo de assistência proposto pela legislação brasileira vigente – pautada na mudança das condutas de hospitais psiquiátricos e na importância do movimento de Reforma Psiquiátrica – chega ao mercado a 8ª edição de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica: desafios e possibilidades no novo contexto do cuidar (Elsevier), obra que preenche uma importante lacuna na literatura nacional sobre o tema.

Escrito por profissionais com vasta experiência na área de Saúde Mental e editado pelos mestres em Enfermagem Psiquiátrica e Doutores em Enfermagem João Fernando Marcolan (Unifesp) e Rosiani C.B. Ribeiro de Castro (Universidade Cruzeiro do Sul), o livro relata experiências heterogêneas de assistência em diversas regiões do país, buscando contribuir para a instrumentalização do cuidado integral.

Os autores sugerem tipos de assistência ao paciente com transtornos mentais mais comuns e orientam acerca da necessidade de uma equipe multidisciplinar para o adequado desempenho e atendimento qualificado, mostrando ser possível ir além do que é determinado pela Política Nacional de Saúde Mental.

Entre outros temas, os capítulos tratam de entrevistas psiquiátricas, como fazer o exame psíquico, tipos de transtornos mentais com orientações sobre cuidado, etiologia, epidemiologia e características clínicas e cuidados ao indivíduo portador de sofrimento psíquico atendido em residência terapêutica e reinserção psicossocial.

Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica: desafios e possibilidades no novo contexto do cuidar

|Editora Elsevier |Páginas: 456 | Formato: 16x23cm |Preço: 99,00

Introdução e capítulos-degustação: http://migre.me/gztSx

Referência mundial para estudantes de graduação em Enfermagem e escrito pela renomada Profa. Gloria Leifer, a 11ª edição de Enfermagem Obstétrica (Elsevier) foi adaptada à realidade brasileira por enfermeiras obstetras com vasta experiência, traz uma ampla base de teorias e práticas para o cuidado seguro, eficaz e abrangente às mães, recém-nascidos e famílias.

Os capítulos referentes à saúde da mulher contemplam, entre outros temas, a legislação brasileira de anticoncepção e os programas específicos do Ministério da Saúde e as taxas de mortalidade por câncer ginecológico e mamário. Nos capítulos sobre assistência obstétrica, alguns destaques são o Programa de Humanização na Assistência Pré-natal e Nascimento, a Rede Cegonha, as taxas de partos de adolescentes e a Lei Federal que assegura a presença do acompanhante durante o parto.

Quanto ao pós-parto, a obra trata do tempo de internação hospitalar no Brasil, o Programa Método Canguru e as práticas realizadas no país sobre a amamentação, como manipulação e armazenamento de leite humano recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

A apresentação do processo de Enfermagem por meio de casos clínicos – diagnósticos, resultados e intervenção – facilita o raciocínio e o aprendizado do estudante, assim como quadros de intervenções e procedimentos comprovados em evidência prática, imagens, ilustrações e ícones que resumem o passo a passo dos procedimentos e das técnicas aplicados.

O livro traz também quadros de alertas para prevenção de erros de medicação potencialmente fatais e de acordo com os objetivos da Joint Commission para a segurança do paciente. Ao fim de cada capítulo, tópicos dos conceitos essenciais e perguntas para testar os conhecimentos com respostas no final do conteúdo, permitem uma revisão rápida do aprendizado.

Enfermagem Obstétrica

|Editora Elsevier | Páginas: 480 |Formato: 21×28 |Preço: 189,00

Introdução e capítulos-degustação: http://migre.me/gzxyL