Equipes reduziram seu absenteísmo após aplicação de exames para coronavírus acompanhado de avaliação médica multidisciplinar
Preocupado com os elevados números de absenteísmo nas empresas devido a pandemia causada pelo COVID-19, a companhia I-Group Care decidiu inovar. Montando equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros e técnicos, iniciaram campanhas nas empresas testando massivamente todos os colaboradores, principalmente dentro de linhas de produção essenciais.
O resultado foi espantoso, além de reduzir de forma substancial o absenteísmo, 80% de redução, também trouxe um cenário de tranquilidade no clima das empresas.
“Enxerguei que diversas empresas estavam afastando seus funcionários sem ter a certeza se tinham ou não o vírus. Desenvolvi o modelo in company levando os teste rápidos com o intuito de fazer com que as médias e grandes companhias testassem os seus funcionários antes de dispensá-los, para que assim não fosse necessário parar por completo o trabalho”, afirma o idealizador do projeto, Dr. Maurício Serpa.
O objetivo do grupo empresarial é levar para todas as companhias o modelo, testando massivamente os colaboradores, principalmente nas linhas essenciais de produção.
Além da realização do teste, a empresa monitora os pacientes disponibilizando link com médicos on-line, com atendimento remoto por videoconferência. “Não fazemos apenas uma campanha in loco, nossa ideia é dar suporte e assistência contínua, sanando as dúvidas e orientando os colaboradores”, comenta o idealizador do projeto.
Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, a equipe de aplicadores, que é composta por médico, enfermeiro e técnico em enfermagem, se desloca até o local onde os funcionários se encontram e realizam o exame. É importante ressaltar que todos ficam em uma sala bem arejada onde entra um colaborador por vez e a cada teste feito, a sala é devidamente higienizada.
Mauricio Serpa acrescenta que as companhias que precisam de pessoas presentes, como clínicas médicas, redes de comunicações, supermercados, telemarketing e as de serviços essenciais, o teste é totalmente recomendado porque os resultados mostram quem pode seguir trabalhando e quem deve ficar em casa, mas ressalta a importância daqueles que não prestam serviços essenciais a continuarem praticando as recomendações do Ministério da Saúde. “Todos sabem que grandes empresas não podem parar e, em alguns segmentos, não tem como fazer o home-office, então nossos testes são ótimos para esses tipos de companhias que precisam de seus colaboradores presentes”, finaliza o executivo.