A Varian Medical Systems, empresa que atua na fabricação de tecnologias para o tratamento do câncer com equipamentos para radioterapia e radiocirurgia, lança versões em português de seus softwares para planejamento e gerenciamento destes tratamentos.
A empresa trabalhou diretamente com brasileiros para traduzir os programas para o português e também para adaptá-los para a realidade local, com o objetivo de aumentar a segurança e a efetividade da radioterapia no País.
De acordo com o presidente da área de Sistemas Oncológicos da Varian, Kolleen Kennedy, a empresa acredita que este é um passo importante para apoiar profissionais que operam tecnologias para radioterapia e não têm inglês fluente. E ressalta que além de maior segurança, esses sistemas em português facilitarão o aprendizado e a utilização de recursos mais avançados disponíveis nos equipamentos.
A radioterapia é indicada para mais de 60% de todos os casos de câncer, inclusive os mais prevalentes da população brasileira: próstata e pulmão, entre os homens, e mama e colo uterino, entre as mulheres.
O tratamento é administrado através de uma máquina chamada acelerador linear, que envia radiação ao ponto exato onde está localizado o tumor com o objetivo de destruir a células cancerígenas, ao mesmo tempo em que minimiza a exposição de tecidos e áreas sadias.
Segundo o vice-presidente de marketing, Chris Toth, a empresa acredita que disponibilizando softwares em português, é possível ajudar a melhorar a qualidade do tratamento oferecido aos pacientes brasileiros. Esta iniciativa faz parte do compromisso firmado pela nossa presidente para Sistemas Oncológicos, Kolleen Kennedy, durante sua vinda ao país, em abril deste ano.
A Varian também está aumentando seus investimentos no treinamento de especialistas brasileiros em radioterapia. A empresa já tem um acordo assinado com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para investimentos no programa Ciências sem Fronteiras, iniciativa do governo federal para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência, tecnologia e da inovação por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores.
Além disso, por meio de sua fundação, a Varian Foundation, disponibilizará recursos financeiros para a realização do programa de educação continuada à distância que está sendo idealizado pela Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) para atualização de profissionais em todo país. O curso online será ministrado por professores selecionados pela SBRT e as aulas serão transmitidas através de uma plataforma virtual hospedada no site da Sociedade.
Empresa lança versão em português de software de radioterapia
Ferramentas Varian Medical Systems atuam no planejamento e gerenciamento do tratamento. Além disso, a companhia vem investindo em cursos onlines para aumentar a acessibilidade do tratamento no Brasil
Tags