Companhia de origem alemã, fundada em 1984, presente no Brasil na área de biotecnologia desde 2008, a Qiagen tem planos para crescer de forma consistente no País, especialmente com foco no mercado de saúde da mulher, por meio de novos produtos e possibilidades de diagnóstico.
A empresa, que oferece produtos com capacidade para realizar o isolamento e a detecção do conteúdo genético de qualquer amostra biológica, globalmente contabiliza 500 mil clientes e obteve um faturamento de 1,16 bi de dólares em 2011, um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior.
Presente em 23 países da Europa, América do Norte, Ásia, além do Brasil, a Qiagen está disposta a ampliar mercado nos próximos cinco anos por meio da extensão de sua atuação para as áreas que necessitem de um diagnóstico por meio da Biologia Molecular. Na área de pesquisa, a empresa aposta no agronegócio, na indústria de alimentos e nas ciências forenses como mercados promissores para a marca no País.
Apesar de a América do Norte e a Europa serem as principais regiões de atuação e faturamento da marca, o Brasil é um mercado para o qual os olhares da companhia estão voltados. ?O Brasil está no centro das decisões estratégicas da empresa?, afirma, em nota, a vice-presidente da Qiagen América Latina, Sandra Reiser. Com sede em São Paulo, a empresa opera no Brasil por meio da importação e distribuição local de seus produtos, além de suporte técnico científico aos clientes.
São exemplos de parceiros locais: Fapesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; laboratórios de diagnóstico, como Fleury e Delboni; Universidades Federais e Estaduais; Indústrias Farmacêuticas, como AstraZeneca e Merck; Indústrias diversas, como Natura, O Boticário, entre outros.
No mercado interno, a empresa está organizada por meio de duas áreas: Diagnóstico Molecular e Pesquisa. Essas divisões permitem a atuação da QIAGEN junto a Universidades, Institutos de Pesquisa, Laboratórios Farmacêuticos, Indústrias Farmacêuticas, Laboratórios de Análises Clínicas, além de análise forense, testes veterinários, testes para o desenvolvimento do agronegócio e indústrias de alimentos.
A empresa disponibiliza, por exemplo, testes para detecção de HPV, responsável pelo câncer de colo do útero. Além disso, oferece uma ampla gama de produtos para detecção e auxílio ao tratamento de doenças infecciosas como Hepatite B, AIDS, Doença de Chagas, entre outros.
Áreas de atuação
Diagnóstico Molecular (representa 47% do faturamento global da marca)
Área de maior projeção da companhia, utilizada por médicos, hospitais e profissionais de saúde. Através dos testes moleculares da marca podem-se identificar rapidamente bactérias, vírus e parasitas. Os produtos são voltados à prevenção de doenças, como o câncer cervical e diagnostico de doenças infecciosas.
Universidades (26% do faturamento)
Companhia realiza pesquisas voltadas às ciências da vida. Os clientes dessa área incluem universidades e institutos de pesquisa.
Farmacêutica (21% do faturamento)
Cientistas, tanto de indústrias farmacêuticas quanto de biotecnologia, utilizam-se da ciência da Qiagen para avançar em suas descobertas e desenvolvimento de pesquisas, dando suporte a avanços na área médica.
Testes aplicados (representa 6% do faturamento da marca)
Produtos voltados a atender profissionais que atuam nas áreas de Identificação humana (como, por exemplo, teste de paternidade), análises forenses (que tem contribuído sobremaneira para desvendar crimes), testes de alimentos e testes aplicados à medicina veterinária (doenças devastadoras no rebanho bovino, por exemplo).
Dados Gerais:

Fundação 1984, na Alemanha
Chegada ao Brasil 2008, em São Paulo
Faturamento Global (em dólares) 2009 ? 1,01 bi 2010 ? 1,08 bi2011 ? 1,16 bi
Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (global) 1% do faturamento anual
Capital Aberto Ações na Nasdaq, Estados Unidos, e na Bolsa de Frankfurt, Alemanha.
Países em que a marca atua Possui 40 escritórios, em 23 países: Austrália (2 escritórios), Brasil (1), Canadá (1), China (5), Dinamarca (1), Finlândia (1), França (1), Alemanha (4), Índia (1), Itália (1), Japão (1), Coréia do Sul (1), Malásia (1), México (1), Holanda (2), Noruega (1), Cingapura (2), Espanha (1), Suécia (1), Suíça (2), Turquia (1), Estados Unidos (6) e Reino Unido (2). Além desses, a QIAGEN ainda possui 60 escritórios de vendas, espalhados pelo mundo.
Plantas industriais Alemanha, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos e China.
Forma de atuação no mercado local Importação, Comercialização e Distribuição de produtos da marca.
Funcionários no mundo 3.700
Funcionários no Brasil 41
Lançamento de produtos nos últimos dois anos 127 produtos
Número de produtos comercializados 500 (entre reagentes, equipamentos e testes diagnósticos). Todos são encontrados no mercado local.
Principais produtos comercializados no Brasil Teste HPV, Reagentes de extração, Equipamento de Análise.
Número de Clientes Globais Mais de 500 mil