A Gesto Saúde & Tecnologia (GST), empresa nacional pioneira no desenvolvimento de soluções para auxiliar as grandes companhias a gerir de maneira eficiente a saúde de seus funcionários, acaba de divulgar um ranking com as maiores causas de atestados médicos do primeiro semestre de 2013. Entende-se por afastamentos por atestado médico aqueles que não são previdenciários, ou seja, de até 15 dias, pagos pela empresa. Para chegar ao resultado, a GST consultou a base de sua ferramenta de business intelligence Gesto Inteligente que conta com mais de 320 mil vidas em 80 apólices em mais de 50 empresas brasileiras.
Maiores causas de atestados médicos no primeiro semestre 2013
1- Doenças do Sistema Osteomuscular e Tecido Conjuntivo
2- Doenças do Aparelho Respiratório
3- Doenças do Olho, Ouvido e Anexos
4- Traumatismos
5- Doenças do Aparelho Digestivo
6- Doenças do Sistema Nervoso
Como mais da metade do universo analisado está nos setores de tecnologia e produção, é natural que as doenças osteomusculares liderem o ranking.
Segundo o dr. Bento de Toledo, sócio-fundador da GST, responsável pela área médica da empresa, mais da metade do universo analisado está nos setores de tecnologia e produção, o que explica a alto incidência de doenças osteomusculares. “No entanto, é importante ter um olhar analítico: por exemplo, à primeira vista, causa estranheza a ausência das doenças do chamado CIDs F, ou seja, enquadradas como ‘transtornos mentais e comportamentais’. Só que elas estão no ranking – sob outros nomes. Os distúrbios do humor não só facilitam a ocorrência de acidentes (4º lugar), como causam danos à imunidade das pessoas, facilitando toda uma gama de outras doenças, como as respiratórias e infecciosas das vias aéreas superiores, que também aparecem no ranking”, analisa o dr. Toledo.
Além de analisar os dados de sua base, a equipe da GST também identifica comportamentos comuns nas massas de atestados e promove debates sobre o assunto. Após o levantamento destes resultados, por exemplo, a empresa está promovendo entre seus clientes uma série de mesas redondas para discutir os dados levantados e trocar experiências de “melhores práticas”.
Para saber mais sobre a solução completa da GST, acesse www.gesto.com.br.