Após um ano desafiador para todos os setores, a OM30, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para gestão pública, teve crescimento de 40% em sua carteira de clientes, o que representa um incremento de mais de meio milhão de cidadãos impactados com suas soluções. O resultado é fruto de um trabalho de reestruturação interna e da oferta de soluções, na forma de sistemas e serviços, inclusive a Telemedicina para melhora a eficiência da gestão das prefeituras.
Com o início da pandemia provocada pela Covid-19, a OM30 incrementou seu sistema de gerenciamento de saúde pública (Saúde Simples) com a oferta de um sistema de Telemedicina, visando atender as necessidades das prefeituras, e já viabilizou, em um único município, mais de 45 mil atendimentos.
O desenvolvimento de novos produtos e funcionalidades impactou no aumento do quadro de colaboradores, que dobrou no último ano. “Já contratamos 24 novos colaboradores até maio deste ano. E, se compararmos, já contratamos praticamente a mesma quantidade de 2020 – que foram 35 no ano todo”, conta Amaury Cunha Carvalho, diretor da OM30. No total, a empresa realizou 59 novas contratações entre abril de 2020 e abril de 2021. Dentre as posições mais requeridas pela empresa estão: desenvolvedor, técnicos de suporte e auxiliar de operação. E ainda há vagas em aberto porque a expectativa é de fechamento de contratos com outras prefeituras em São Paulo, área prioritária de trabalho da OM30.
A empresa iniciou ainda o desenvolvimento e implantação de um sistema de Business Intelligence, que servirá para aprimorar a gestão municipal, oferecendo ao gestor informações gerenciais, em dashboards, com todos os dados da saúde do município em tempo real.
Até o fim de 2021, a empresa projeta manter o crescimento, tendo em vista as novas perspectivas que estão avançando. “Temos perspectivas de, pelo menos, 4 novos clientes e toda a equipe comercial está participando de novas licitações em todas as áreas em que atuamos: saúde, educação, gestão documental (GED) e outsourcing de impressão. Esse trabalho é fruto da expansão da equipe comercial que vem atuando fortemente na prospecção de novas oportunidades, em conjunto com um grande investimento em marketing”, conta Amaury Cunha Carvalho, diretor da OM30.
O crescimento das operações trouxe também novos desafios. Um exemplo é manter o alinhamento da cultura da empresa para um grande número de novos colaboradores. Entretanto, foi neste momento que a liderança encontrou a oportunidade de criar a Universidade OM30. “Será uma universidade corporativa de educação continuada, que visa não apenas valorizar, mas capacitar todos os colaboradores em diferentes áreas e formar novas lideranças. Com esse projeto, conseguiremos comunicar nossa cultura e nosso jeito de trabalhar, ou seja, alinhar as expectativas para colher melhores resultados e entregar mais valor ao cliente”, explica Carvalho.
A OM30 também está lançando um programa de inovação que pretende engajar os colaboradores, despertando o senso de pertencimento em relação a visão da empresa, para que possam contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho, dos processos e produtos ou para a redução de custos operacionais. O programa vai premiar as melhores ideias em diversas categorias, podendo ser incrementais ou completamente novas para a realidade da empresa.
“Nós conhecemos os desafios enfrentados diariamente por gestores públicos e desenvolvemos soluções que proporcionam uma gestão mais eficiente, análise de dados em tempo real, otimização do capital humano e de recursos. Mas nosso principal diferencial é estarmos próximos à gestão municipal, realizando treinamentos e apoiando nas suas necessidades específicas”, finaliza Amaury Cunha Carvalho, diretor da OM30.