O Google anunciou nessa segunda feira, dia 21 de julho, a abertura de uma aceleradora de startups em São Paulo. Os empreendedores brasileiros poderão utilizar o local, chamado de Campus Google, para buscar o aperfeiçoamento de suas novas empresas. O local fará parte do projeto intitulado Google for Entrepreneurs, que já criou aceleradoras em Londres, Tel Aviv e, mais recentemente, em Varsóvia.

Nos campi, os empreendedores brasileiros poderão fundar empresas de alto impacto e aprenderem sobre gestão de negócios. Eles receberão orientação e treinamento de profissionais experientes e especialistas do Google. Os empresários terão ainda acesso a um ambiente de trabalho colaborativo que conta com internet banda larga e incentiva a criação e a inovação, chamado de co-working hub.

O Campus Google também auxiliará no contato com outros donos de companhias e na ampliação de suas redes de contatos em grandes eventos, promovidos pelo projeto. Os empreendedores brasileiros também se beneficiarão das outras redes de startups que fazem parte da Google for Entrepreneurs de outros países.

Bridgette Beam, Gerente do Programa de Parcerias, da Google for Entrepreneurs disse em seu anúncio: ”Brasileiros são empreendedores por natureza. Apesar dos muitos obstáculos e da comum falta de recursos, eles conseguem superar desafios, inovar e construir grandes negócios. Hoje, esse empreendedorismo nato é especialmente verdadeiro no setor de tecnologia.”.

A empresa já está entrando no mercado do país com diversos projetos. O Projeto Loon, uma ação que leva internet para lugares remotos, por exemplo, foi feito no mês passado em escola rural no Piauí. Outro projeto que está acontecendo é o Google Launchpad, um programa de treinamento para empreendedores brasileiros que será realizado essa semana no Rio de Janeiro.

No anúncio oficial, Bridgette Beam citou e elogiou algumas startups brasileiras como a EasyTaxi, a ContaAzul, a GetNinjas e a KeKanto e disse que o projeto para empreendedores brasileiros abrirá as portas em 2015. Outros detalhes ainda não foram divulgados.