A nova diretoria da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) para a gestão 2022 tomou posse na última sexta-feira (18/02), na sede da entidade, em São Paulo. A cerimônia, que foi transmitida ao vivo pelo site da instituição, oficializou o início da liderança conduzida pelo novo presidente, Dr. Renato Roithmann, além dos novos membros da direção e representantes dos oito comitês que compõem a organização.       

O evento contou com a presença de líderes de importantes entidades do setor, como o Dr. César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), a Dra. Tatiana Bragança de Azevedo Della Giustina representando o Conselho Federal de Medicina e o Dr. Eduardo Pereira Jotz representando o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, entre outros.    

Renato Roithmann recebe medalha do  ex-presidente da ABORL-CCF, Eduardo Baptistella.

Marcando o início da cerimônia, o ex-presidente (gestão 2021) da ABORL-CCF, Eduardo Baptistella, entregou à Renato Roithmann a medalha que simboliza o começo da nova liderança. Durante o seu discurso, o presidente da gestão 2022 evidenciou o papel da ABORL-CCF como a entidade que cuida do otorrino e da saúde otorrinolaringológica da população, além de reforçar a importância do trabalho realizado pelas diretorias que o precederam.

Roithmann ainda relembrou os desafios que pautam o trabalho da entidade em prol da classe. “As responsabilidades aumentam a cada ano, mas não há desafio maior que a pandemia. A nossa entidade, que vive da relação entre pessoas, segue firme e forte, e nesse período mostrou grande capacidade para adaptações graças a sua profissionalização e o trabalho conjunto de todos”, destacou. A liderança ainda reforçou que a ABORL-CCF continuará bastante ativa em pilares institucionais nas esferas administrativas, acadêmico-científicas, política e de defesa profissional.   A luta por remuneração adequada e a manutenção dos atos médicos pelos médicos foram outro foco da gestão.    

A preocupação com a missão social foi mais um ponto de destaque na posse. “Um dos pressupostos de nossa associação é desenvolver ações que promovam a melhoria da saúde da população. Já fazemos isso em campanhas de orientação e atendimentos em consultório e universidades, mas acreditamos que podemos ampliar e fortalecer ainda mais essa atuação”, explicou Roithmann.      

O novo presidente da ABORL-CCF, Renato Roithmann, em seu discurso de posse.

Nesse sentido, o presidente anunciou a formação de uma parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) para este ano. “A Unesco tem como um dos pilares a educação em saúde e bem-estar e visualizamos uma memorável convergência de interesses e potencial sinergia entre as duas instituições para ações em conjunto”, complementou.    

A ABORL-CCF também apresentou o lema de 2022: Meu Otorrino é 10, um projeto que coloca na voz de pacientes as 10 principais contribuições do otorrino na vida das pessoas. “Meu otorrino é 10 porque ele cuida da minha garganta, ele me faz ouvir melhor, ele me faz dormir melhor, ele cuida da minha tontura, ele cuida da minha voz, ele me faz sentir os cheiros melhor, ele me ajuda a me comunicar melhor, ele melhora a minha autoestima, e, o mais importante, trabalha pelas causas sociais”, compartilhou o presidente.     

A diretoria
Junto com o presidente Renato Roithmann, outros especialistas que compõem o grupo da direção 2022 da entidade tomaram posse. São eles: Dr. José Roberto Parisi Jurado (diretor 1º vice-presidente), Dr. Fabrizio Ricci Romano (diretor 2º vice-presidente), Dr. Edwin Tamashiro (diretor secretário-geral adjunto), Dr. Fabio Lorenzetti (diretor secretário adjunto), Dr. Eduardo Macoto Kosugi (diretor tesoureiro) e Dr. Reinaldo Ragazzo (diretor tesoureiro adjunto), além dos assessores: Dra. Cláudia Schweiger, Dra. Luciana Miwa, Dr. Joel Lavinsky, Dr. Miguel Tepedino, Dr. Ricardo Dolci e Dr. Roberto Angeli.
 

Nova diretoria da ABORL-CCF é composta por 13 otorrinolaringologistas.