Uma das grandes referências em tecnologia médica, a GE HealthCare completou o spin-off para se tornar uma empresa independente e fortalecer seus negócios no setor da saúde. Como parte desse movimento, a marca trouxe para a Hospitalar sua nova identidade visual, que reflete a mudança da empresa em termos de inovação, criatividade e humanização.
De acordo com Filipe Xavier, diretor de Marketing e Comunicação da GE HealthCare da América Latina, a ideia de apresentar uma nova marca para o mundo surgiu a partir de um plano para a criação de três empresas independentes, que tinha como objetivo fortalecer os negócios de saúde, energia e aviação.
“Os spin-offs criam valor, são uma estratégia para simplificar os negócios, garantir foco, controle de investimentos e uma maior capacidade de contribuir com os desafios de nossos clientes. Além disso, a reavaliação da marca foi conduzida em colaboração com a Interbrand, por meio de um estudo global aprofundado.”, disse Filipe.
A GE HealthCare foi a primeira empresa a se separar do conglomerado GE, e o último ano foi dedicado a garantir um lançamento bem-sucedido dessa nova marca no mercado.
Em 4 de janeiro de 2023, a empresa concluiu seu spin-off e agora opera de forma independente em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 4 milhões de equipamentos em operação, a GE HealthCare ultrapassou a marca de 1 bilhão de pacientes atendidos e se consolidou como uma grande medtech, com um faturamento de US$ 18.4 bilhões.
Nova identidade visual
A nova identidade visual da GE HealthCare foi cuidadosamente elaborada para transmitir a importância do “Cuidado” como elemento central de sua atuação. A escolha de destacar a letra “C” em maiúscula simboliza a ênfase dada a essa dimensão, colocando-a como um valor fundamental da empresa, refletindo o compromisso em se dedicar integralmente ao bem-estar dos pacientes e em fornecer soluções que atendam às suas necessidades de forma eficiente e personalizada.
A cor selecionada para representar a empresa, o compassion purple (roxo compassivo), foi escolhida estrategicamente com base em um estudo que revelou suas propriedades emocionais e impacto psicológico. O roxo é conhecido por promover uma conexão mais real e humana, transmitindo uma sensação de acolhimento e empatia.
Em relação ao nome, foi decidido mantê-lo, uma vez que ele já estava fortemente identificado com os clientes. “Chegamos até aqui com um legado sólido, repleto de credibilidade e confiança nos valores reconhecidos que herdamos da antiga GE. Para criar a marca, foram muitos alinhamentos até o caminho ser definido e ficou claro que não poderíamos alterar o nome da empresa, e perder a credibilidade que a marca já tem junto ao mercado”, reforçou Xavier.
Com essa mudança, a meta principal é deixar de ser uma fornecedora de equipamentos médicos para se tornar a maior provedora de soluções para o setor da saúde. “A nova marca reflete exatamente isso, a nossa disposição de encontrar soluções para os maiores desafios atuais da saúde”, completou.
Desafios e diferenciais
Um dos maiores desafios saúde, principalmente na América Latina, é o acesso. A meta da empresa é levar recursos tecnológicos avançados ao maior número possível de pessoas, visando aprimorar essa questão.
O grande diferencial da GE HealthCare é não mais oferecer equipamentos como o negócio principal, e sim soluções integradas para diagnósticos cada vez mais precisos. “Essa nova empresa promete uma forma inovadora de ver a medicina de precisão, aliada às necessidades do paciente.”
No contexto de precisão, a GE HealthCare possui elementos necessários e exclusivos para viabilizar cuidados de precisão, mas o diretor reforça que, para conquistar o sucesso, será necessário criar alianças com seus clientes para que possam, juntos, favorecer o paciente e todo o ecossistema da saúde.
Para Xavier, a nova identidade visual da GE HealthCare representa seu compromisso com o cuidado, inovação e soluções integradas. “A nossa mensagem principal está resumida em nosso propósito: criar um mundo onde o cuidado com a saúde não tenha limites. Estamos empenhados em encarar os desafios e tornar a saúde mais acessível.”, finaliza.