Nesta época do ano a irritação nos olhos é comum. Luminosidade e fatores externos, como areia, cloro de piscina e água do mar, são alguns dos motivos para esse desconforto. A oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, Dra. Denise Dossis Perillo, explica que alguns cuidados podem evitar grandes problemas.

“Óculos de sol, lubrificante ocular e bonés são itens indispensáveis no verão. Esses recursos garantem mais proteção contra raios solares e fatores externos. Além disso, o lubrificante auxilia na hidratação e lavagem dos olhos”, comenta.

A especialista enfatiza que as pessoas não devem coçar o olho na tentativa de retirar resíduos, como areia ou protetor solar. “Neste tipo de situação, deve-se apenas lavar o olho com água corrente e fria. Nunca coçar ou colocar tampão por contra própria, isso pode arranhar a córnea e causar danos à visão”, alerta Dra. Denise Dossis.

Se a lavagem não for suficiente para amenizar a ardência ou vermelhidão, é necessário usar um colírio lubrificante. “Para isso, é preciso consultar um médico, pois os colírios não devem ser usados de forma indiscriminada e sem prescrição médica, porque podem causar danos ao olho”, ressalta.

Para evitar este tipo de problema com as crianças, os pais devem lavar as mãos dos pequenos com mais frequência. “A mão suja pode causar contaminação ocular. Além disso, é preciso ensiná-los a não coçar os olhos, pois a coceira em excesso pode resultar no surgimento de grau na visão, o que levará ao uso de óculos”, conclui a oftalmologista.