Nos dias 13 e 14 de novembro, será realizado, no Einstein, o Seminário Hospitais Saudáveis 2023, do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). A agenda deste ano discute a ação climática para transformação do setor de saúde, com foco no redesenho do modelo para mitigar impactos ao meio ambiente.

As mesas se dispõem a abordar temas como planos de gestão de carbono, compromissos globais na gestão de resíduos como plásticos e metano, reciclagem de orgânicos e compras sustentáveis. O primeiro dia do encontro conta com a abertura da diretora do Departamento de Saúde Pública, Meio Ambiente e Determinantes Sociais da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dra. Maria Neira.

Segundo Vital Ribeiro, presidente do Conselho Consultivo do PHS, os efeitos da crise do clima representam a maior ameaça à saúde pública do nosso tempo e este é o momento para ouvir os dirigentes de hospitais e sistemas de saúde que estão mobilizando suas organizações para torná-las climaticamente resilientes e eficientes em emissões de gases de efeito estufa. “Temos pouco tempo e muitas importantes transformações que precisarão ser implementadas para impedirmos que o aumento da temperatura média global ultrapasse 2°C e as lideranças do setor saúde estão, cada vez mais, contribuindo para a construção da nova economia, resiliente e de baixo carbono”, afirma.

Participam ainda das discussões Agnes Soares, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde; José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Paulista de Medicina; entre outros.

Além disso, também estarão presentes o diretor superintendente de cuidado público e responsabilidade social do Einstein, Guilherme Schettino e outros nomes da organização como   a pesquisadora Eliseth Leão, que apresentará a pauta de Saúde Integrativa; Anfilofio Rodrigues Chaves Filho, gerente de Eficiência Operacional, que palestrará sobre hidrogênio verde e o futuro da energia nas organizações de saúde; Ana Paula de Araújo Santos, gerente de Facilities e Hotelaria, para trazer o case “Gestão de resíduos orgânicos na rede Einstein: combinando parcerias e tecnologias para redução de emissões de GEE”; Vanessa Andrino Martin, gerente de Governança e Inteligência em Suprimentos, para a mesa que debate Gestão Sustentável da Cadeia de Suprimentos do Setor Saúde; e Mayara Ferreira Moura, especialista em Sustentabilidade, que participa do debate entre representantes de organizações membros do Race to Zero sobre impacto das medidas de mitigação e resiliência implementadas e uso de indicadores na gestão de emissões e planos de ação. 

De acordo com Schettino, essa é mais uma importante oportunidade para que lideranças da saúde debatam como as organizações do setor vêm contribuindo para mitigar seus impactos ao meio ambiente, já que as mudanças climáticas – que incorrem em episódios extremos, como ondas de calor e chuvas sem precedentes – são ameaças diretas à saúde da população.

“O Einstein integra a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis e vem trabalhando, há mais de duas décadas, na implementação de ações para tornar suas atividades mais sustentáveis. Entre as iniciativas que tangem a questão das mudanças climáticas, está a assinatura da carta de adesão ao Programa Mundial Race to Zero, das Nações Unidas, para reduzir em ao menos 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e zerá-las até 2050, tema que será apresentado no Seminário”, comenta.

Os interessados no tema, mesmo não atuantes na área da saúde, podem escolher entre acompanhar o evento de maneira presencial ou remota. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia no site.

O evento será realizado às vésperas da COP28 – evento global que tem como objetivo revisar os posicionamentos e ações de cada país, além de revisitar o inventário de emissões de gases causadores do efeito estufa e temas como a regulação do mercado global de carbono e a transição para a economia de baixo carbono, agricultura sustentável e reflorestamento.