Médicos israelenses estarão em São Paulo nos dias 25 e 26 para trocar experiências em hemoterapia (banco de sangue e transfusões de sangue). A 19° edição do Simpósio Internacional de Hematologia e Hemoterapia, promovido pelo Banco de Sangue do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), contará com a participação de três especialistas do Margen David Adom, instituição equivalente à Cruz Vermelha de outros países e responsável pela maior parte das doações de sangue em Israel.

Para o hematologista José Mauro Kutner, coordenador do Banco de Sangue do HIAE e um dos organizadores do simpósio, o evento é uma grande oportunidade para a troca de experiências, principalmente em urgência, emergência e situações de catástrofes. “Vamos fazer um paralelo entre América Latina/Brasil e Israel, além de debater a realidade de nossos estoques de sangue”, conta o especialista.

Segundo ele, o Brasil precisa estar preparado para disponibilizar grande volume de sangue agudamente, de forma rápida, em situações de emergência. “O país e a medicina estão amadurecendo. É necessário que nos preocupemos com catástrofes, mesmo que elas não façam parte do nosso cotidiano, para estabelecer estratégias de suporte das necessidades transfusionais em ocasiões emergenciais”, avalia Kutner. “E Israel possui uma experiência muito grande nisso”, acrescenta.