Adotando o conceito de comunidade de prática (CoP), o Einstein lança dois grupos de discussão, um voltado a saúde mental e bem-estar, e outro a inovação e transformação digital. A criação dos Centros de Referência Einstein (CRE) tem como objetivos a realização de pesquisas sobre as práticas nas organizações bem como a sistematização e compartilhamento de conhecimentos no que diz respeito a esses temas.
Os centros organizados pela Área de Programas de Gestão do Ensino Einstein deverão propiciar a sensibilização e mobilização em torno das questões de saúde mental e de inovação, oferecendo o acesso às melhores práticas de mercado, com intuito de conectar e inspirar os participantes com ideias e conceitos.
“Trata-se de uma comunidade formada por indivíduos que se reúnem periodicamente, por possuírem um interesse comum no aprendizado desses temas. Junto, o grupo discute novas soluções e compartilha experiências para desenvolver meios de superarem desafios do dia a dia”, explica Flávia Nielsen, responsável pelos programas de gestão do ensino Einstein.
As relações e interações entre a rede de participantes dentro do CRE serão baseadas na aprendizagem situada, ou seja, a partir da construção coletiva de conhecimento. Há normas de conduta e papéis bem definidos dentro da comunidade, a fim de que se estabeleça uma troca de informações com confiança entre os membros.
Os CRE promoverão encontros trimestrais entre os representantes das organizações, além do acesso a materiais de curadoria, partilha de dúvidas e práticas, e recebimento de relatório com tendências, experiências e conhecimento sistematizado.
Segundo Nielsen, há estudos que mostram que os ganhos advindos com grupos baseados no conceito das CoP são diversos. “Esses encontros viabilizam muito mais do que a ampliação do conhecimento em uma temática, mas também a geração de novos negócios, redução de custos operacionais advindos dos conhecimentos obtidos, além, é claro, do networking entre os membros”, enumera a gestora. “É uma proposta que busca acelerar o desenvolvimento das diferentes organizações que, como nós, desejam aprender e construir coletivamente um futuro melhor”, conclui.
Sobre os Centros de Referência Einstein
O Centro de Referência em Transformação Digital na Saúde (CRETS) tem como objetivo estimular a reflexão sobre a transformação digital na saúde e oferecer o acesso às melhores práticas de mercado, com intuito de conectar e inspirar os participantes com ideias e conceitos sobre a saúde, tecnologia e seu futuro. A proposta de valor desse CRE foi elaborada com apoio do Health Design Lab, da área de Inovação do Einstein, que, por meio do biodesign, buscou entender as jornadas dos tomadores de decisão e os desafios enfrentados em seu cotidiano.
Já o Centro de Referência em Saúde Mental e Bem-Estar visa promover a saúde mental e bem-estar em organizações e comunidades, incluindo múltiplos atores e perspectivas, propiciando diferentes programas, políticas e práticas.
O Einstein prevê ainda a criação de um CRE em governança, legislação e compliance na saúde – ainda em desenvolvimento.
Organizações interessadas ou indivíduos que vejam sentido em atuar como pessoa física dentro da comunidade podem participar do CRE. Para mais informações a respeito da participação no centro, basta enviar e-mail para [email protected].
Saúde mental no Einstein
O Einstein desenvolve um programa de preservação da saúde e bem-estar mental que é dividido em oito eixos principais – promoção, prevenção, atenção primária, atenção psicossocial, urgência e emergência, atenção hospitalar, atenção domiciliar e reabilitação psicossocial – e tem como objetivo tornar o local de trabalho um ambiente psicologicamente seguro, saudável e sustentável, além de reduzir os estigmas das doenças mentais.
Uma das ações é um hotline de primeiros cuidados psicológicos, disponibilizados aos colaboradores e seus dependentes. Ela acontece no contexto do programa Calmamente.
Outra frente, muito trabalhada durante a pandemia, é a plataforma Ouvid. Disponível na intranet do Einstein, ela oferece aos usuários podcasts, vídeos e orientações de apoio emocional. Todos os materiais foram selecionados para promover relaxamento, paz e tranquilidade, minimizando as angústias e estresses do cotidiano. Até o momento, já foram registadados mais de 20 mil acessos aos diversos conteúdos.