A BMJ, editora do British Medical Journal, será um dos patrocinadores da 12ª Conferência Mundial de Saúde Rural da WONCA e o IV Congresso Sul-brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, que acontecem entre os dias 3 e 5 de abril, no Serrano Resort Convenções & Spa, na cidade de Gramado (RS).
WONCA (Global Family Doctor) é uma organização mundial que reúne todas as sociedades médicas envolvidas em saúde de família e comunidade.
Com conteúdos voltados para saúde e educação básicas e da família, a BMJ apoia iniciativas que tem por objetivo levar informações, treinamento e segundas opiniões a médicos e profissionais de saúde que atuam em áreas isoladas e de difícil acesso.
Os principais temas do evento serão o desafio da saúde rural, dificuldade de acesso a serviços básicos, a falta de profissionais e de infraestrutura. Prevê-se a participação de cerca de mil especialistas de vários países do mundo.
A necessidade de atenção para a saúde da família e para o médico de família também serão foco das palestras durante o WONCA. Isso porque essa especialidade tem ganhado força e crescido, inclusive no Brasil. No entanto, segundo o Dr. Daniel Knupp Augusto, diretor de pesquisas da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, o número de profissionais voltados para a área ainda é insuficiente para atender toda a demanda dos serviços de atenção primária no Brasil.
Ainda de acordo com o Dr. Daniel Knupp Augusto – especialista em medicina de família, com atuação em comunidades de Belo Horizonte (MG)-, países como Canadá, Inglaterra, Holanda, Finlândia e Espanha são famosos pela presença marcante dos médicos de família em seus sistemas de saúde. Cerca de metade dos médicos formados nesses países vão se especializar em medicina de família e comunidade (ou general practice, como a especialidade é conhecida no Reino Unido). No Brasil, ainda hoje, apenas 8% das vagas de residência médica são para medicina de família e comunidade. De modo geral, todos os países europeus com sistemas de saúde universais fundamentam seus serviços de saúde na figura do médico de família e comunidade.
BMJ no Brasil
Em vários países do mundo e agora no Brasil, o médico de família, que atua em comunidades rurais ou isoladas, conta com o apoio de algumas ferramentas digitais da BMJ, entre elas o BMJ Learning e BMJ Best Practices.
Voltados para profissionais da área da saúde, o BMJ Learning e o BMJ Best Practice podem ser acessados gratuitamente, via internet, como cortesia do Ministério da Saúde, bastando para isso realizar um cadastro no Portal Saúde Baseada em Evidências, do próprio Ministério da Saúde.
“O médico de família lida com pacientes diversos e situações muitas vezes desafiadoras. O BMJ Learning e o BMJ Best Practice auxiliam os especialistas em dúvidas, diagnósticos, segundas opiniões, artigos, estudos internacionais, treinamentos e atualização constante de seus conhecimentos a qualquer hora e em qualquer local com acesso à Internet”, explica o Dr. Ricardo Cypreste, especialista em medicina de família e representante da BMJ no Brasil.
Para se cadastrar e contar com o auxílio dos produtos do BMJ os profissionais de saúde do país devem acessar o Portal Saúde Baseada em Evidência http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos . Para realizar o cadastro o profissional deverá ter apenas seu número de registro profissional.