Um comitê para decisões técnicas e estratégicas das diretrizes da rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criado no 1º Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação que reuniu, na última quinta e sexta-feira (28 e 29), gestores de Tecnologia da Informação (TI) de 23 hospitais universitários federais sob gestão da empresa.

O Comitê será coordenado por Gustavo Silva, da equipe da Diretoria de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI) e é resultado de dois dias de interação entre os participantes do Fórum, com a troca de experiências sobre as atividades e desafios em suas unidades.

Participam do Comitê, gestores de TI de três unidades hospitalares: Anilton Bezerra Maia do Hospital da Universidade Federal do Maranhão (HU/UFMA); Weley Eduardo Ferreira do Hospital da Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD); e Emerson Motari do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM/UFSM).

A escolha dos integrantes, segundo Gustavo Silva, foi feita de acordo com a diferença da realidade das unidades hospitalares. “Buscamos formar um grupo bem heterogêneo, com situações distintas em TI”, explicou Silva. As decisões sobre as diretrizes nacionais não serão tomadas pelo comitê, mas ele será responsável por acordar o planejamento da arquitetura lógica de toda a rede Ebserh. Também participam do Comitê Fabiano Saldanha, Gustavo Matias e Kleber Soares, todos da DGPTI.

Realizado na sede da Ebserh, em Brasília, o Fórum discutiu temas como gestão, política de segurança, infraestrutura de TI, diretrizes e formas de ampliar a interação das equipes, o papel dos gestores de processos e a visão de futuro em Tecnologia da Informação para os hospitais universitários.

Contratação de 2 mil empregados

A Ebserh realizará, durante o mês de setembro, a convocação de quase 2 mil profissionais para 16 hospitais universitários federais. Os novos empregados foram aprovados em concursos públicos e serão contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Depois de aprovados em exames médicos, eles passarão por atividades de integração em suas unidades, para conhecer mais sobre a Ebserh e as particularidades dos hospitais em que atuarão.

De acordo com comunicado ao mercado, as contratações permitirão a regularização da força de trabalho que atua no hospital com vínculos considerados irregulares pelos órgãos de controle. Além disso, possibilitarão a ampliação e a melhoria dos serviços de saúde prestados à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como reativação de leitos sem uso por falta de recursos humanos.
Segundo a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Jeanne Liliane Marlene Michel, a previsão é que, até o final deste ano, sejam contratados cerca de dez mil empregados em todos os hospitais que tiveram seus concursos homologados. No primeiro semestre de 2015, todos os cargos deverão ser preenchidos nos 23 hospitais filiados à Ebserh, o que possibilitará ampliar o número de leitos em quase 30%, passando de pouco mais de 5 mil para mais de 6,5 mil.

Na região Norte, haverá contratação para o Hospital Universitário Getúlio Vargas, vinculado à Universidade Federal do Amazonas, em Manaus. Na região Sul, as contratações serão para o Hospital Universitário de Santa Maria, ligado à UFSM, no Rio Grande do Sul. No Sudeste, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG), o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, e o Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes, vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, serão as unidades beneficiadas. No Centro-Oeste, haverá empregados para o Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá, para o Hospital Universitário de Brasília (UnB) e para o Hospital Universitário da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul.

No Nordeste, as unidades que receberão os novos empregados são: Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife; Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade Escola Assis Chateaubriand, ambos da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza; Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju; Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz, Hospital Universitário Onofre Lopes e Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal, os três ligados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, em Teresina; e Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís.