Os casos de diabetes são estimados em 12 milhões no Brasil e, para o controle do diabetes, há falta de mais informações sobre os portadores da doença e sobre as formas de tratamento e de como estes pacientes lidam com ela no dia a dia.

A empresa Merck está realizando uma pesquisa com dados de mais de 20000 pacientes com tipo 2 de diabetes em mais de três anos. A informação será retirada de mais de 900 sites em quatros países, incluindo EUA, Japão, Alemanha e França.

Dr. Peter Stein, vice presidente de diabetes e endocrinologia no Merck Research Laboratories, disse que esta pesquisa é um importante complemento para os testes clínicos e contribui para identificar necessidades não-assistidas e soluções para o controle do diabetes, melhores resultados e adesão.

Já a Apple está contribuindo para o controle do diabetes disponibilizando uma lista de aplicativos para diabetes. Nem todos eles são focados exclusivamente para pacientes com diabetes, mas todos têm um impacto na vida do paciente com a doença:

Diabetik by UglyApps

Diabetes in Check by Everyday Health

Diabetes Companion by mySugr GmbH (free)

iCookbook Diabetic by Publications International

Track3 by Coheso

mySugr Junior by mySugr GmbH

HealthyOut by HealthyOut

Foodily by Foodily

Whole Foods Market Recipes by Whole Foods

GoMeals by Sanofi-Aventis

CarbsControl by Coheso

Diabetes in Pregnancy by Coheso

Johns Hopkins ABX, HIV, Diabetes Guides with Updates

A Sanofi e a Medtronic fizeram uma parceria para o desenvolvimento de um medical device em diabetes. A Sanofi é a segunda empresa para o mercado global do diabetes, vendendo a insulina mais prescrita do mundo, a Lantus, que perderá a proteção de patente no ano que vem. Por isso, a empresa visa manter essa colocação e importância para diabetes.

A parceria é para uma cooperação em desenvolvimento de combinações de droga-device com oferecimento de serviços para o controle do diabetes nos pacientes. Dependendo dos resultados, as empresas podem fechar outras parcerias.