Imagine-se como um médico diante de uma dúvida diagnóstica, seja num grande centro, no seu consultório, num lugar longínquo como o único doutor da cidade ou mesmo num plantão, sem ter para quem pedir ajuda. Nesse caso, o primeiro pensamento talvez fosse o de ligar para algum colega. Mas, e se ele não puder atender, ou mesmo não souber responder? Com esse problema em mente e com a tecnologia ao seu favor, o cardiologista Dr. Renato Campanati Vieira criou o DoctorsWay. Apaixonado por tecnologia, decidiu em 2011 conectar a educação médica continuada ao poder da internet e fez uma rede social exclusiva para médicos. Com apenas 2 anos de vida, o site já conta com mais 100 acessos diferentes por dia de 5200 médicos cadastrados. A projeção é de dobrar esse número ainda em 2013. Além disso, o serviço está disponível para iOS e prestes a ser lançado para Android.
Interatividade médico-médico e educação continuada:
Ao se cadastrar gratuitamente no DoctorsWay, o médico cria o seu perfil e tem acesso ilimitado a uma diversidade de serviços. O principal deles é o DW consulta. De modo que o sigilo médico-paciente seja mantido, pode-se realizar uma pergunta sobre um caso clínico com a possibilidade de anexar exames, fotos de lesões e destinar a até 3 especialidades. Nesse caso, os cadastrados abrangidos recebem um email informando que há uma dúvida a ser respondida no site. A resposta varia de minutos, quando há muitos especialistas na área, até 1 dia, no máximo, quando há escassez desses. Observa-se que não se trata apenas de um sistema de perguntas e respostas. Ele consegue, ainda, proporcionar discussões riquíssimas entre médicos do Brasil inteiro, com a compartilhamento de muita experiência clínica e indicações de literaturas sobre a dúvida em questão. Esse serviço, vale dizer, é similar ao norte-americano Doximity, que hoje conta com 200.000 cadastrados (30% dos médicos do país).
Além disso, o DoctorsWay leva consigo a bandeira da educação médica continuada, com: a DW Tv, que disponibiliza videoaulas ministradas pelos parceiros do site; o Centro de Estudos, onde os colaboradores disponibilizam e catalogam artigos das mais diversas áreas da medicina; e calculadoras médicas disponíveis para uso. Outra vantagem oferecida pelo site é a possibilidade de se criar um perfil público em que o médico amplia sua visibilidade no mercado.
Falando de negócios
Renato nos conta que o DoctorsWay ainda depende, para o seu crescimento, dos seus diversos investidores, dentre eles, cita o sócio oncologista Dr. Fernando Maluf. Atualmente, a monetização do DoctorsWay vem em sua totalidade de conteúdo patrocinado “bem aberto, com todos os disclaimers, como funciona num congresso”, diz. Do mesmo modo, conta com parcerias com a Provokers Health Care e com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
(retirada da matéria da Exame)
Planos para o futuro:
Dentre a expansão do serviço, haverá um endereço exclusivo para estudantes de medicina, uma versão remodelada, mais leve e rápida do site, e também novas ferramentas ainda a serem reveladas. Além disso, Dr. Renato nos conta empolgado que no aniversário de 3 anos do DoctorsWay, em 2014, a projeção é de a empresa já zerar os gastos e começar a lucrar (break-even). Até que isso aconteça, cada vez mais a marca corre no boca-a-boca e se torna mais forte. Nós, médicos brasileiros, agradecemos.
Quer saber mais sobre Empreendedorismo em Saúde Digital ?
NÃO DEIXE DE PARTICIPAR da conferência Health 2.0 Latin America, dia 06 e 07 de Dezembro no Hospital Sírio Libanês em São Paulo!
Se você tem uma startup digital em saúde esta a oportunidade ideal para apresentar sua idéia! Se você é um profissional de saúde ou executivo do setor esta é a oportunidade perfeita para integrar o movimento de saúde digital !
Venha fazer parte do movimento que está transformando a saúde !