A divisão Consumer Health da Merck aumentou significativamente de tamanho depois da incorporação do Neurobion®, importante marca global no segmento de vitamina B, e do Floratil®, marca destacada no Brasil no segmento antidiarreico probiótico, provenientes da divisão da Merck Serono. As incorporações aumentaram as vendas anuais da divisão Consumer Health em aproximadamente 55% para mais de US$ 1 bilhão (> 740 milhões de euros).
“A inclusão das marcas Neurobion e Floratil na divisão Consumer Health fortalece ainda mais nossa presença em mercados emergentes e adiciona duas marcas importantes ao nosso portfolio. Há um grande potencial no desenvolvimento de ambas as marcas por meio de uma abordagem centrada no consumidor. Essa também é uma etapa muito importante em nossa jornada para desenvolver um mínimo de 3% de participação total por mercado-chave e de pelo menos três marcas fortes, com foco em nossos mercados estratégicos de investimento”, disse Udit Batra, diretor executivo e presidente da divisão Consumer Health.
As marcas Neurobion e Floratil estão em posições de liderança em suas respectivas categorias, com a maioria dos negócios sendo conduzida em mercados emergentes e de rápido crescimento na América Latina e Ásia. A mudança de divisão é o resultado de uma análise de setores que identificou que ambas as marcas se beneficiariam da inclusão no portfolio Consumer Health. Espera-se que a futura “consumerização” do Neurobion e Floratil gere valor agregado para o Grupo Merck.
A transferência ainda beneficiará a Divisão Merck Serono, que irá se concentrar ainda mais nos medicamentos inovadores de prescrição médica. Outra mudança esperada a partir da migração de produtos é um deslocamento na ênfase da divisão Consumer Health em relação aos mercados emergentes, com o aumento 28% para 51% no total de vendas da área. A integração operacional das marcas Neurobion e Floratil foi concluída em 31 de dezembro de 2013.
“A transição destas marcas é um reflexo do registro de acompanhamento bem sucedido da divisão para proporcionar um crescimento e valor consistente para marcas importantes do consumidor”, disse Stefan Oschmann, membro do conselho executivo da Merck e diretor executivo da Pharma, responsável pelas divisões Merck Serono e Consumer Health. “As mudanças permitem que os negócios da divisão Consumer Health continuem seu caminho com o foco voltado para os mercados emergentes.”
A divisão Consumer Health da Merck publicou hoje os resultados financeiros do ano de 2013 (excluindo Neurobion e Floratil), que mostraram um aumento significativo de receita (itens únicos anteriores do EBITDA) de 8,5%, alcançando 72 milhões de euros, com base no aumento orgânico das vendas de produtos de 5,6% (contabilizados pelo impacto do câmbio negativo de moedas de -4,7%) para 477 milhões de euros. Os mercados da Europa e emergentes foram os principais motivadores dos aumentos de vendas. Quatro das oito marcas estratégicas (Cebion®, Sangobion®, Kytta® e Femibion®) proporcionaram taxas de crescimento orgânico de dois dígitos e obtiveram a participação de mercado nas principais regiões da divisão, enquanto as marcas Bion®, Nasivin® e Sedalmerck® registraram taxas de crescimento na casa de um dígito médio a alto. A estrutura de custos da divisão se beneficiou das medidas implementadas como parte do programa de transformação e crescimento “Fit for 2018”, junto com a alocação de melhores recursos, mudanças no portfolio de produtos e saída dos mercados não lucrativos.