Tecnologia para diabéticos, dispositivos modernos para controle de epilepsia e ferramentas digitais para monitoramento estão entre as inovações

O painel  IoT e Dispositivos de Rastreamento para Atenção Primária aconteceu na tarde desta quinta-feira, 24, durante o Healthcare Innovation Show – HIS , e trouxe como destaque Gilles Luzenflechter CEO da  Medisanté’s; Jesus Berdún, eHealth expert and Project Manager da Fundação Catalã; Paula Gomez, CEO e cofundadora da Epistemic; Maarten Akkerman, Membro do conselho Diabeter, Paula Gomez; e foi mediado por Julia M. Carrion, Head of Medical Affairs da EPHealth

Luzenflechter, explicou sobre a forma de monitoramento de dispositivos aplicados ao paciente na Clínica Medisanté’s. Segundo ele, tudo é centrado no paciente, a partir de sensores e todas as informações que estão armazenadas na nuvem, e, pelo monitoramento remoto, é possível um atendimento melhor.

Maarten Akkerman trouxe sua vivência na clínica que é considerada líder, cuidando de 100 mil  diabéticos tipo 1, na Holanda. Ele conta que graças à coleta de dados holísticas, a clínica possui 8% dos diabéticos da Holanda e já recebeu uma premiação mundial, resultado do trabalho que reduz a hospitalização.

A Epistemic, startup que fica na incubadora da USP, em São Paulo, levou sua CEO Paula Gomes ao HIS, que explicou o desenvolvimento de um dispositivo capaz de detectar com antecedência uma crise de epilepsia. O segundo produto é um diário de epilepsia, com informações do paciente que indica com qual frequência surgem as crises. O aplicativo é ligado a um relógio da Samsung. Por fim, o terceiro produto, traz os gráficos necessários sobre o desenvolvimento e comportamento da epilepsia no paciente.

O diário de epilepsia e os gráficos já estão sendo comercializados. O primeiro entraria em fase de testes, mas por causa da pandemia foi adiado. Jesus Bedún falou sobre técnicas de monitoramento e ferramentas digitais; o ecossistema permite que seja melhor administrado e como integrá-las com o que já existe. Hoje este trabalho é desenvolvido na Catalunha, na Espanha. Existem 55% da população com problemas de saúde motivados pela idade. Lá são utilizados prontuários únicos e telemedicina , além de ferramentas que permitem contato com outras universidades e até países.

O HIS continua até sábado e contará ainda coma apresentação de grandes nomes nacionais e internacionais. Os interessados podem se inscrever :

As inscrições para o HIS podem ser feitas pelo site, na modalidade gratuita e na Executive Pass.

Não Perca!