A atual diretora regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS), dra. Mirta Roses Periago, foi reconduzida ao cargo e iniciará mais cinco anos a frente da diretoria na próxima sexta-feira, 1, em cerimônia de posse sediada em Washington, EUA.

Em seu discurso de aceitação do cargo, na quinta-feira passada, Periago enfatizou ser necessário preparar os países da Região para responder a desafios globais como os relacionados à mudança climática, ao envelhecimento e à migração. “Apenas se articularmos nossas ações e criarmos redes a partir de esforços múltiplos, poderemos enfrentar os riscos aos quais estão expostos os grupos mais vulneráveis”, pontuou em seu discurso.

Mirta nasceu na Argentina e tem, em sua formação, passagem pela Universidade Federal da Bahia, onde se especializou em medicina tropical. Ela também tem especialização em epidemiologia, pela Escuela de Salud Pública, em Buenos Aires, e em medicina clínica e epidemiologia de doenças infecciosas, pela Universidad de Buenos Aires.