A diretora executiva da fabricante de equipamentos médicos Fanem, Marlene Schmidt, morreu no final da tarde desta última sexta-feira (13) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Neta do fundador da Fanem, Arthur Schmidt, Marlene era casada com Djalma Luiz Rodrigues, diretor industrial da empresa e deixa três filhas e netos. A executiva teria tido uma parada cardíaca, segundo fontes do mercado, e foi internada às pressas.
A fanem, inclusive, foi vencedora do Top Hospitalar 2011, realizado no dia 10 de abril, na categoria Equipamentos/Maternidade. Durante a cerimônia, Marlene enviou o gerente de vendas da Fanem, Rubens Massaro, para o recebimento do prêmio.
Marlene Schmidt era formada em Direito pela PUC ? São Paulo. Conquistou seu espaço dentro da Fanem, empresa – fundada em 1924 – que até então só tinha sido dirigida por homens: seu avô, Arthur Schmidt e seu pai, Walter Schmidt, ambos formados na Alemanha e técnicos, respectivamente, em raio-X e eletricidade. Na gestão do pai, a empresa conquistou o mercado nacional como pioneira na fabricação de incubadoras, porém foi sob o comando de Marlene, juntamente com seu esposo Djalma Luiz Rodrigues que a Fanem passou por um processo de modernização e alcançou novos rumos ganhando o mercado externo e tornando-se referência na indústria mundial de equipamentos médicos, em especial de neonatologia.
Nos anos 40, a Fanem já era líder de mercado no Brasil e desde então se mantém em destaque, sendo a pioneira no lançamento de diversos produtos, tais como: a primeira incubadora brasileira; o primeiro berço de calor radiante do Brasil, a primeira fototerapia microprocessada do mundo; entre muitas outras inovações que marcaram a história da neonatologia brasileira. A Fanem começou a exportar incubadoras na década de 70, estando hoje presente em mais de 90 países, de todos os continentes.
Complementando a estratégia de ampliação, a Fanem inaugurou em 2011 um escritório em Amã, na Jordânia, principal canal da empresa para o Oriente Médio.
A missa de sétimo-dia em memória de Marlene Schmidt será na próxima sexta-feira às 19h30 na Paróquia Santa Teresinha, localizada à Praça Domingos Correia da Cruz, 140 no bairro de Santana – São Paulo ? Capital.
Atualmente, a Fanem ocupa liderança do mercado brasileiro de neonatologia.
LEIA MAIS:
Exportações da Fanem crescem 47% em 2011
Fanem vence licitação do governo e fornece 91 incubadoras ao SAMU
Fanem fornecerá um novo lote de incubadoras de transporte para equipar ambulâncias do SAMU
*Informações atualizadas às 18h48, do dia 16 de abril