A presidenta Dilma Rousseff oficializou nesta quinta-feira (30) a troca de três ministros de sua equipe, entre eles o responsável pelo Ministério da Saúde. Sai Alexandre Padilha, que deve concorrer em outubro ao governo do estado de São Paulo, e entra Arthur Chioro, atual secretário de Saúde de São Bernardo do Campo.
A Casa Civil, chefiada por Gleisi Hoffmann, será ocupada pelo atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante. E no lugar de Mercadante, entra o secretário executivo da Educação, José Henrique Paim Fernandes. A posse dos novos ministros será na próxima segunda-feira (3), às 11h. As cerimônias de transmissão de cargo ocorrerão à tarde em cada ministério.
Ademar Arthur Chioro dos Reis é graduado em medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos, com residência em medicina preventiva e social pela Unesp. Mestre em saúde coletiva pela Unicamp, Chioro concluiu em 2011 doutorado em ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da Unifesp.
Entre 2003 e 2005, Chioro trabalhou no Ministério da Saúde, como diretor do Departamento de Atenção Especializada. Em Santos, São Paulo, foi professor de saúde coletiva da Faculdade de Fisioterapia e da Faculdade de Medicina. Secretário de Saúde de São Bernardo do Campo desde 2009, Chioro tornou-se presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo no ano de 2011.
Recentemente, Arthut Chioro anunciou que se afastaria da Consaúde – Consultoria, Auditoria e Planejamento, empresa que dirigia desde 1997, alegando ser exigência da legislação. Na empresa, Chioro prestava consultoria na área de planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde.
* com informações da Agência Brasil