A digitalização da saúde apresenta um enorme potencial para melhorar os cuidados preventivos. Segundo pesquisa realizada em 2022 para a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), os brasileiros atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) consideram a saúde como uma de suas prioridades, porém 71% não fazem atividades focadas na prevenção, a exemplo da prática de atividades físicas. Anualmente, são investidos uma média de R$ 103 bilhões – mas apenas cerca de 25% desse valor é destinado à saúde preventiva.

Pensando nisso, a Unimed-Assis (SP) que tem tradição na área de assistência médica, serviços complementares e hospitalares, recentemente implantou a Plataforma Saúde Preventiva, que possui um aplicativo para a gestão e cuidados preventivos de saúde.

“É uma prioridade o cuidado à saúde integral dos nossos beneficiários, de modo que a Plataforma se soma a outras práticas que temos desenvolvido continuamente. É fundamental haver esse entendimento e atenção acerca do papel da prevenção no dia a dia, e ações como essa fortalecem e dão uma contribuição efetiva, notadamente quando falamos em prevenir fatores de risco”, afirma o presidente da Unimed-Assis, Dr. Elyseu Palma Boutros.

A iniciativa foi oferecida a mais de 3 mil beneficiários, contemplando, por exemplo, diabéticos, idosos e hipertensos e a expectativa é que ao longo de 2024 o número de pessoas auxiliadas chegue a 10 mil.

Para o Dr. Elyseu, unir educação e inovação significa oportunizar mais conhecimento e essa é uma necessidade urgente para toda sociedade, sobretudo no Brasil, que, conforme a OMS, terá a quinta maior população idosa do planeta, em 2030, o que aumenta a necessidade de cuidados preventivos para garantir uma maior qualidade de vida e longevidade.

Saúde Preventiva como elemento primordial

Conforme a coordenadora de assistência em saúde, naquela cooperativa de trabalho médico, Tatiane Furnari, a saúde de qualidade passa diretamente pela prevenção. “E o estilo de vida, como sabemos, é um elemento primordial. Maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, uma rotina de trabalho extenuante são fatores facilmente encontrados na vida diária e isso é muito preocupante. Nesse sentido, a Plataforma Saúde Preventiva e outras ferramentas do gênero podem ser grandes aliadas ou mesmo um primeiro passo para uma mudança de atitude, pois conscientizam, à medida que trazem informações valiosas”, disse.

A Plataforma Saúde Preventiva congrega várias ferramentas de software para informatizar, automatizar e gerenciar ações e programas relacionados ao assunto. Na Unimed Assis, por exemplo, ela se traduz em três sistemas distintos que trabalham em conjunto para promover o bem-estar dos beneficiários.

O Gestor Web oferece aos gestores da Unimed uma visão completa dos cuidados preventivos dos beneficiários. Através dele, é possível monitorar indicadores de saúde, definir metas personalizadas, avaliar o impacto das ações de saúde dos beneficiários, classificar o risco das doenças e ainda gerar indicadores para a ANS.

Já o Gestor App otimiza o processo de coleta de dados, agiliza a avaliação de risco e garante um acompanhamento mais próximo dos beneficiários, promovendo uma gestão da saúde preventiva mais eficiente e personalizada.

Para os beneficiários, o Saúde em dia oferece uma série de ferramentas para gerenciar sua saúde de forma prática e eficiente. Dentre as funções estão o agendamento e acompanhamento de consultas, acesso a exames, registro automático de presença em atividades de saúde preventiva, plano de refeições personalizado para prover uma alimentação saudável, coleta de dados antropométricos e de bioimpedância — integrando as informações com sistemas laboratoriais — levantamento de riscos e gerenciamento de comorbidades, bem como recursos específicos para avaliação do estado de saúde, incluindo, por exemplo, aferição de pressão arterial e medição de glicemia.