Com as eleições municipais marcadas para 6 de outubro deste ano, o SindHosp – Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo convidou os candidatos à prefeitura de São Paulo para ouvir as propostas de cada um para a saúde da maior cidade da América Latina.
Entre julho e agosto, participaram do evento “Diálogos da Saúde” o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB) e Tabata Amaral (PSB).
Guia de Ações São Paulo Saudável
Durante a sabatina, Francisco Balestrin, presidente da Fehoes e do SindHosp, entregou a cada candidato um exemplar do “Guia de Ações São Paulo Saudável”. A publicação foi criada com o objetivo de contribuir para a construção de uma agenda inovadora e positiva, voltada para a melhor organização e gestão do sistema de saúde municipal de São Paulo, buscando atender às necessidades da população paulistana.
“O “Guia de Ações São Paulo Saudável” foi elaborado para orientar os futuros prefeitos e secretários de saúde sobre os principais desafios que a cidade enfrenta e as melhores práticas para enfrentá-los”, explica Francisco Balestrin. Segundo Balestrin, o guia não é prescritivo, mas sim uma ferramenta que aponta direções a serem consideradas, com foco nas quatro áreas prioritárias: saúde mental, envelhecimento saudável, doenças crônicas e doenças infecciosas.
A publicação levou seis meses para ser concluída e envolveu a colaboração de mais de 30 profissionais.
Áreas prioritárias
A questão da saúde mental, em particular, foi um dos temas mais destacados. Balestrin apontou para alarmante taxa de 10,8% de adultos paulistanos que sofrem de problemas relacionados à saúde mental, um número que ele considera inaceitável.
“Todos os candidatos, de alguma forma, precisam atuar e ter conhecimento sobre o envelhecimento saudável. Estamos vivendo, felizmente, uma época em que nossa sociedade está envelhecendo, mas é essencial que esse envelhecimento seja saudável”, explica ele, afirmando que esse é um dos tópicos contidos dentro do guia que foi entregue a cada candidato.
O presidente também mencionou o aumento preocupante de doenças infecciosas na cidade e ressaltou a importância de medidas preventivas e de resposta rápida para lidar com essas crises. “O guia é um convite para que os candidatos reflitam seriamente sobre a responsabilidade que estarão assumindo caso sejam eleitos, e que o compromisso com a saúde pública deve ser prioritário na gestão da cidade”, finaliza.
Hospitalar Hub
Todas as sabatinas do “Diálogos da Saúde” com os candidatos foram transmitidas ao vivo pelo Hospitalar Hub, a plataforma digital oficial da Hospitalar, que ao longo do ano oferece uma série de conteúdos direcionados para diversas comunidades da área de saúde.
Se quiser saber quais as propostas dos candidatos para a saúde de São Paulo, assista às sabatinas na íntegra.