A cada cinco segundos, uma pessoa descobre que tem diabetes, no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. A doença, que muitas vezes é silenciosa, surpreende os pacientes.
De acordo com a endocrinologista do Hospital e Maternidade MadreCor, Carina Franco “na maioria dos pacientes não há sintomas. Isto ocorre particularmente com o diabetes tipo 2. Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos, para descobrir a doença”, afirma.
Os sintomas muitas vezes são vagos, como formigamento nos pés ou cansaço. “Portanto, é importante pesquisar diabetes mesmo que a pessoa não apresente sintomas. A realização do exame é recomendada para todos que estejam com o peso acima do ideal com pelo menos mais um fator de risco para a doença como: sedentarismo; parentes de primeiro grau com diabetes; hipertensão arterial; mulheres que tiveram filhos com mais de 4 Kg ou que tiveram diabetes gestacional; alteração no nível de triglicerídeos ou HDL; portadoras da síndrome dos ovários policísticos ou pessoas com antecedente de doença coronariana. Além disso, todas as pessoas com mais de 45 anos devem fazer a avaliação mesmo que estejam com o peso corporal ideal, não tenham nenhum fator de risco e não apresentem sintomas” , alerta a médica.