Um sensor recentemente criado pode medir os níveis de gordura no interior das artérias, podendo ajudar médicos a realizar um diagnóstico de doenças cardíacas de maneira rápida. A tecnologia em saúde, que pode ser manuseada por um cardiologista por meio de um procedimento simples, em que há uma inserção na artéria femoral e a localização e severidade do problema podem ser encontradas.

O device está sendo desenvolvido por uma spinout da Purdue, a Vibronix. A tecnologia em saúde vem do laboratório do Ji-Xin Cheng, um professor de engenharia biomédica e química da Purdue. Ele está sendo o CEO da empresa, mas a Vibronix está procurando por um CEO para o processo de busca de investimento e desenvolvimento do produto.

“Em hospitais, não há métodos de quantificar a quantidade e a localização de lipídios na parede arterial. Por causa dessas dificuldades, os médicos dificilmente encontram o método mais adequado para o tratamento de seus pacientes e os pesquisadores têm dificuldade de encontrar novas drogas.”

O sensor tem 1mm de largura e é injetado da artéria femoral. Ele emite uma luz em direção às paredes e somente os lipídios respondem a esta luz. O device, então, emite sinais acústicos detectados pelo sensor.

“Nós manipulamos o sensor na artéria, o que cria uma visão tridimensional que mostra onde as sessões de lipídios têm se desenvolvido.”, diz Pu Wang, CTO da empresa. Esta tecnologia em saúde pode ajudar pesquisadores e farmacêuticas a desenvolverem novas drogas e métodos de tratamento para as doenças cardíacas.