Acesso ao portal cresceu 560% em menos de um ano
Disponibilizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o portal Vídeo@RNP, que agrega os serviços de Vídeo sob Demanda, Transmissão de Sinal de TV e Transmissão de Vídeo ao Vivo, tem apresentado, nos últimos meses, um aumento significativo no número de acessos. Isso ocorreu após a plataforma passar por um processo de reformulação, iniciado em 2012.
Com base em interações com clientes e na prospecção realizada no mercado e em fóruns, a RNP planejou atualizar o portal, que, até junho de 2013, era acessado a partir de uma versão legada de um serviço experimental. Há dois anos, com o início do desenvolvimento da nova versão da plataforma, o projeto começou a se tornar realidade.
As atividades de desenvolvimento das novas funcionalidades, bem como de melhorias na infraestrutura de administração e operação do serviço, foram realizadas ao longo de 2012 e o projeto de atualização do portal foi retomado em maio de 2013. Após dois meses de trabalho, o novo Vídeo@RNP estava em funcionamento.
Portal Vídeo@RNP bate recorde de quase 50 mil acessos
Em dezembro de 2013, o Vídeo@RNP obteve quase 50 mil acessos. Desde que entrou em produção, em julho do ano passado, o número de acessos aumentou 560%. “Devido à sua nova interface mais amigável e aos novos recursos, como a indexação do conteúdo de outros portais, como o Zappiens.br e o IPTV USP, além da integração com redes sociais, o interesse do público pelos vídeos disponíveis no portal tem crescido”, avalia o gerente de Serviços, Jean Faustino.
Vídeo sob Demanda
Um dos serviços disponíveis no portal é o Vídeo sob Demanda, que tem como objetivo ser um repositório de vídeos com conteúdo relacionado às atividades fins das organizações usuárias da RNP: ensino, pesquisa, saúde e cultura.
O diretor de gestão de TI do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Jhordano Malacarne Bravim, diz que o serviço é utilizado pelo ensino a distância da instituição desde 2013, e que as videoaulas são produzidas pelo campus Porto Velho Zona Norte, em um estúdio próprio do IFRO. “Atualmente metade dos 52 municípios de Rondônia conta com polos da EAD. Ao todo, o IFRO possui oito campus, 24 polos e a Reitoria”, completa.
Outra instituição usuária do Vídeo@RNP é o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), no Rio de Janeiro. “Somos pioneiros na utilização do serviço de Vídeo Sob Demanda da RNP. Como nosso objetivo é disponibilizar toda a programação do MAST, atualizamos o material semanalmente”, explica Alberto Wester, responsável pelas novas tecnologias ligadas à RNP no museu.
Embora o portal seja de acesso público, a postagem dos vídeos é restrita às instituições clientes que submetem projetos específicos à RNP. Uma vez obtida a aprovação, as organizações passam a ter acesso ao portal para publicação de conteúdo respondendo, consequentemente, pelos direitos autorais dos mesmos.