Com o objetivo de capacitar e prestar consultoria à novos empreendedores brasileiros, o Facebook irá organizar, a partir de hoje, dia 27 de agosto, uma maratona de desenvolvimento.
O evento acontecerá em São Paulo, irá até o dia 29 de agosto, e marcará a abertura de sua aceleradora no país.
As inscrições de novos empreendedores brasileiros foi realizada neste ano, e vinte startups que demonstraram interesse passaram por um primeiro processo seletivo. Após apresentados os projetos, nove startups foram selecionadas e participarão do hackathon.
Nessa maratona, os novos empreendedores brasileiros precisarão solucionar um desafio de tecnologia. Suas propostas e soluções serão julgadas por uma banca escolhida pelo Facebook. Mais detalhes sobre a competição e o nome dos membros da banca não foram divulgados.
O Facebook possui uma rede formada por mais de 200 parceiros que são chamados PMDs (Preferred Marketing Developers), e estão situados em 45 países, sendo 7 dessas companhias brasileiras. Entenda mais sobre os PMDs aqui (https://developers.facebook.com/docs/preferredmarketingdevelopers).
Segundo Renato Goulart, responsável pelo programa na América Latina, o objetivo do programa é estimular a inovação de startups e, assim, poder contar com mais parceiros desenvolvendo sistemas inovadores que possam atender às necessidades locais.
Os novos empreendedores brasileiros que vencerem a competição terão acompanhamento de suas startups realizado por engenheiros, líderes de negócio e técnicos do Facebook. As empresas também serão impulsionadas no programa, afim de se transformarem em um dos PMDs da empresa.
“Esta é a primeira iniciativa do gênero na América Latina. Durante o primeiro semestre observamos grande interesse de startups em desenvolver tecnologias para o Facebook nos diversos eventos que participamos. No entanto, muitas dessas empresas ainda demandavam apoio na elaboração de suas soluções de tecnologia e também precisavam refinar seu modelo de negócios e é isso que estamos fazendo agora”, disse Wesley Barbosa, líder de desenvolvimento de mercado para PMDs no Brasil.
Se você é um dos novos empreendedores brasileiros que não se inscreveu na aceleradora do Facebook, fique de olho. Segundo a empresa, ano que vem será realizado outro programa.