O norte-americano Joe Jimenez é o novo executivo-chefe do grupo farmacêutico Novartis. Jimenez deve assumir o comando deixado por Daniel Vasella no próximo dia 1º de fevereiro.
Formado pelas universidades de Standford e Berkeley, Jimenez ingressou na companhia no começo de 2007 e poucos meses depois assumiu o comando da área de fármacos, responsável por mais da metade do faturamento do grupo.
Já Vasella esteve no comando da Novartis por 14 anos – nos últimos 11 anos com mandato duplo de diretor-executivo e presidente do conselho fiscal, o que tem sido motivos de críticas.
Sob a chefia de Vasella, a farmacêutica lucrou US$ 10,2 bilhões no ano passado, 8% a mais do que em 2008. O faturamento total aumentou 11% em moeda local.
Esse crescimento resultou principalmente do aumento de 12% da receita da divisão de fármacos para um total de US$ 28,5 bilhões, segundo um comunicado divulgado pela empresa nesta terça-feira (26). O faturamento da área de vacinas e diagnósticos cresceu 38%. Neste ano a Novartis esperar continuar crescendo.
Segundo os números publicados, a diretoria do grupo teve vencimentos de 60 milhões de francos em 2009 – um terço desse valor foi para Vasella pelo exercício das duas funções.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.