Desde 2018, quando foi adquirido pela Vinci Partners, o CURA grupo vem avançando em sua estratégia de implantação de agenda de ESG (Environmental, social and corporate governance). Mas, foi em 2021, que passos maiores começaram a ser dados. E um desses marcos importantes é o lançamento do programa de compliance, cujo propósito é avaliar e monitorar riscos, visando a garantia do bom funcionamento da empresa e cumprimento das legislações, além da preservação da sua integridade e reputação, bem como a dos seus colaboradores.
Além de ministrar treinamento para todos na organização, o programa contemplou a criação de algumas iniciativas. A ideia é mostrar que o compliance não é de responsabilidade ou tampouco uma preocupação de uma área em específica e, sim, da empresa em sua totalidade.
Entre as ações está a consolidação de um Código de Ética e Conduta, que unifica as iniciativas individuais, regimentos internos e condutas de suas marcas e unidades, que até pelo cenário de fusões e aquisições eram descentralizados. O objetivo é alcançar coerência e uma postura homogênea entre todos os colaboradores e parceiros, principalmente diante de questões complexas. Além de construir uma boa reputação digital e no mundo offline tanto para os colaboradores, como para a empresa e seus demais stakeholders.
O Código de Ética e Conduta aplica-se para todos os colaboradores e terceiros que se relacionam com o CURA grupo, independente do nível hierárquico, função e localidade que atuam. As políticas estão direcionadas ao relacionamento em diversas esferas, mídias sociais, ativos e recursos, confidencialidade, brindes, posicionamentos com a mídia, conflitos de interesse, entre outras.
Além disso, foi criado um Comitê de Ética, o qual é responsável pela revisão do Código e políticas, bem como por zelar pelo correto cumprimento da ética e conduta estabelecidas no CURA Grupo. Esse comitê envolve não só os executivos como também pessoas de fora da companhia, para que decisões não fiquem enviesadas somente com as políticas internas e sempre tenham caráter imparcial.
Também faz parte dessas ações a criação de um canal de comunicação para serem relatados casos sobre assédio; violação de Políticas ou Código de Ética e Conduta; conflito de interesses; corrupção; fraude; lavagem de dinheiro; e outras condutas inadequadas. Para administrar esse canal, o CURA Grupo contratou empresa terceira, independente e imparcial (Contato Seguro) que recebe os relatos e envia ao Comitê de Ética para as devidas tratativas internas.