As pessoas normalmente não dispensam a devida atenção à saúde de seus ouvidos, principalmente em épocas festivas como Carnaval. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o índice de volume nunca deve ultrapassar os 75 decibéis. A buzina de um carro pode chegar a 100 decibéis, imagine os danos que o som do batuque das baterias e trios elétricos pode causar aos ouvidos, comparados com a voz humana que fica entre 40 e 60 decibéis.
Segundo a dra. Cristiane Dias Passos Levy, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, cada pessoa tem um grau de sensibilidade e a exposição prolongada ao som alto pode levar a diversos graus de surdez. Além disso, também pode resultar em sintomas como zumbido, ansiedade, alteração de humor, irritabilidade e hipertensão arterial, contribuindo para a perda auditiva gradual. “O alerta serve para conscientizar as pessoas do perigo, pois pode vir a se tornar algo mais sério, levando à surdez irreversível”, comenta a médica.
Sendo assim, o que fazer para curtir o Carnaval sem correr riscos de lesionar meus ouvidos?
As dicas da especialista são: evite ficar tão próximo à fonte do ruído e diminuir o tempo de permanência no local. “Essas precauções podem colaborar para amenizar os efeitos nocivos do som alto, poupando o nervo auditivo que é muito sensível”, explica a dra. Dias.
“Se você sentir algum dos sintomas comentados consulte um especialista o quanto antes e não tome nenhum medicamento sem prescrição médica. Vale lembrar que é importante procurar um otorrinolaringologista, periodicamente, para avaliar se existe alguma perda de audição e realizar exames específicos, caso necessário”, finaliza.