Cuba registrou a primeira vacina teraupêutica contra o câncer de pulmão, após testar sua eficácia em mais de mil pacientes sem que tenham ocorrido efeitos colaterais. As informações foram divulgadas na segunda-feira (11) por uma autoridade científica.
e receba os destaques em sua caixa de e-mail.
Segundo a chefe do projeto da vacina, Gisela González, foram mais de 15 anos de pesquisas que visam transformar o câncer de pulmão avançado em uma doença crônica controlável.
O registro permite usar a vacina – denominada CIMAVAX-EFG -, largamente em Cuba, bem como nos mil pacientes aos quais foi administrada durante os testes. De acordo com a especialista, o registro avança atualmente em outras nações.
“Uma vez que o paciente termina o tratamento com radioterapia ou quimioterapia e é considerado um paciente terminal sem alternativa terapêutica, neste momento é aplicada a vacina, que ajuda a controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada, e pode ser usada como um tratamento crônico que aumenta a expectativa e a qualidade de vida do paciente”, ressaltou Gisela em um semanário “Trabajadores”.
A vacina está baseada em uma proteína do corpo humano: o fator de crescimento epidérmico. Ainda segundo Gisela, a forma de empregar o princípio desta vacina em outros tumores sólidos (em próstata, útero e mama) estão sendo avaliados.
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.
Cuba registra primeira vacina terapêutica contra câncer
Objetivo é transformar o câncer de pulmão avançado em uma doença crônica controlável
Tags