A Cryopraxis, banco de sangue de cordão umbilical privado, vai expandir o seu laboratório no Rio de Janeiro. O aporte será de R$ 3 milhões, e com o investimento será possível duplicar a capacidade de processamento e armazenamento das unidades de sangue de cordão coletadas. As obras estão previstas para começar em fevereiro de 2014.
Segundo Amarildo Costa, diretor de marketing da Cryopraxis, a empresa tem atualmente cerca de 35 mil unidades armazenadas, e a expansão tem o objetivo de atender a demanda crescente do mercado brasileiro. Com a expansão, a empresa espera armazenar nos próximos anos 80 mil unidades, graças ao aumento crescente do interesse dos casais em armazenar células-tronco dos filhos.
As obras devem começar em fevereiro e terminar ainda em 2014. A Cryopraxis também quer modernizar seu Sistema de Abastecimento Remoto (Sistema L.A.R.), responsável pelo abastecimento e controle automatizado de parâmetros como temperatura, nível de nitrogênio líquido, teor de oxigênio ambiental da sala e outros. Segundo Costa, a empresa também fará investimentos no software de gestão do L.A.R., o que permitirá o monitoramento concomitante e integrado das duas áreas de armazenamento.