Não é nenhuma novidade de que nosso País está em uma recessão econômica, os números estão aí para comprovar. Porém, apesar do baque, a crise “ainda” não chegou com tudo no Mercado Farma; ou pelo menos não chegou para quem está se diferenciando.
Para as áreas de Gestão é conhecido que em grandes momentos de crise existem ótimas oportunidades para crescer perante a concorrência e, se diferenciar e se destacar no mercado.
Não a toa, em nosso meio é bem conhecida aquela frase:
Na crise é que se cresce!
Mas não é tão simples assim…não é mesmo!?
Abaixo seguem alguns pontos para que você observe e vá na contra mão da crise econômica.
1. Enquanto uns choram outros vendem lenços
Enquanto uns choram, outros vendem lenços. FOTO: freepik.com
Esta é uma máxima que ficou conhecida na Grande Depressão de 1929, ocorrida no mercado econômico dos Estados Unidos, que afetou a economia mundial e ficou conhecida como a maior e mais longa crise do século XX.
Enquanto uns choravam pela perda dos seus bens, outros visualizaram oportunidades no mercado, verdadeiras brechas para implementar suas ideias e fazerem negócios nascerem e crescerem a custa da necessidade do mercado.
O que quero dizer é que não adianta baixar a cabeça diante da crise, colocar a esperança no Governo ou nos seus fornecedores. É necessário fazer o que precisa ser feito: sejam cortes, ajustes ou mesmo rever a lógica econômica do seu negócio; mas não parar de avançar.
É necessário ver além do horizonte, vislumbrar novos caminhos.
2. Inove
A inovação é o motor da economia de um País, bem como para a economia de saúde.
Em se tratando do Mercado Farma, a inovação é essencial, pois vivemos de descobertas de novas doenças e soluções para a sua cura (diagnósticos, medicamentos, tratamentos).
Trazer a inovação para dentro do seu negócio pode fazer com que você dê um passo a frente no mercado, ganhando destaque e se diferenciando da concorrência. A inovação pode mostrar novos caminhos para: criar novas soluções de serviços ou produtos; ou até mesmo criar meios diferentes de se realizar determinados processos de maneira mais rápida e lucrativa.
Além do que, a inovação pode fazer de você e sua empresa uma autoridade no seu mercado de atuação, e como autoridade fica bem mais fácil de atrair clientes e, consequentemente, vender o seu produto ou serviço.
Albert Einstein, Físico Alemão, reconhecido por suas descobertas e teorias quânticas. FOTO: Wikipedia
A inovação não permite que estacionemos. Como disse Einstein: “Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. […] Sem crise não há desafios; sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um.”
3. Pesquise
Na crise busque por novas oportunidades. FOTO: freepik.com
A pesquisa é a base para a criação de um novo produto ou serviço.
Nesta nova era tecnológica, as vezes basta dar um Google. Quer ver só: coloque a palavra ENERGIA, na busca espontânea. Logo, irá aparecer energia solar. Isto pode revelar um novo mercado, baseado naquilo que as pessoas estão buscando no momento. Entende?
Assim como buscar dados e estatísticas em pesquisas de mercado. Por exemplo, segundo uma pesquisa do IBGE/Abinpet sobre o mercado de animais de estimação, mostra uma constante expansão, revela que a população pet pode ultrapassar em alguns anos a população de crianças (até 14 anos) dentro das famílias. Aqui podemos enxergar excelentes oportunidades de negócios. Vou falar da minha área farmacêutica. Tem surgindo a cada ano farmácias de manipulação, drogarias e indústrias de especialidade em produção e comercialização de medicamentos veterinários.
Agora, é necessário estar com a visão calibrada para enxergar estas oportunidades: ter uma boa rede de contatos, estar atualizado das informações do seu mercado de atuação e estar presente em feiras, congressos e eventos do seu segmento.
Utilize os recursos que estão a seu alcance para evitar que a crise chegue de vez e se instale no seu negócio.
Não é tempo de ano ruim, é tempo de crescer, mais e melhor!