O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) eliminou 43% dos participantes da primeira etapa do exame do Cremesp, que avalia desde 2005 o desempenho dos estudantes do sexto ano das escolas médicas paulistas. A primeira fase, objetiva, é eliminatória e é seguida por prova prática que simula situações de atendimento médico.

Na segunda fase, 68% dos participantes não atingiram a nota mínima estabelecida pelo Cremesp. A prova objetiva da primeira fase tem 120 questões distribuídas em nove áreas básicas de conteúdo. A nota considerada de corte é 6.

Embora o índice de reprovação na primeira etapa tenha diminuído em 2010, se comparado aos três anos anteriores, a segunda fase registrou o pior resultado desde a criação do Exame do Cremesp, há seis anos.

Pela primeira vez, em seis anos, foi alto o índice de reprovação na segunda etapa: 68% (179 participantes dentre os 264 que realizaram a segunda fase) acertaram menos de 60% das questões, nota de corte utilizada pelo Cremesp para aprovação no Exame. Em 2009, nove participantes (4%) foram reprovados na segunda fase; em 2008, 26 participantes (10%) não passaram na etapa final.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.