A Covidien, fabricante e distribuidora de soluções de saúde, fechou uma parceria com a FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e leva o Caminhão da Saúde para visita de uma semana ao Complexo do Hospital das Clínicas, onde fica estacionado na Praça da Esperança de 10 a 14 de fevereiro.
A Unidade Móvel Educacional Covidien (UMEC), chamado de Caminhão da Saúde, é uma carreta equipada com simuladores cirúrgicos e aparelhos de alta tecnologia para oferecer treinamento in loco de técnicas de cirurgia minimamente invasiva para profissionais de saúde. No Brasil, a Covidien faz parcerias com profissionais de saúde, agências do governo e organizações não governamentais para apoiar o que considera uma lacuna da indústria médica: o treinamento de princípios básicos de suturas para cirurgiões em técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia.
Desde seu lançamento em maio de 2013, o Caminhão da Saúde treinou mais de 11 mil participantes em aproximadamente 537 aulas, em 16 cidades brasileiras divididas entre os estados da Bahia, de Goiás, de Mato Grosso do Sul, do Maranhão e do Ceará. Depois da parada na capital paulista, a carreta segue para Mogi das Cruzes e Campinas, de onde parte para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.