As duas últimas operações da Covidien demonstram que a companhia, presente em mais de 70 países e que fatura US$ 10,2 bilhões no ano, busca ofertar dispositivos médicos e suprimentos hospitalares específicos às necessidades dos mercados emergentes. Neste contexto, o Brasil é visto como uma oportunidade e a aquisição da WEM Equipamentos Eletrônicos, localizada em Ribeirão Preto, faz parte da estratégia de atender os hospitais brasileiros que possuem orçamento limitado para a incorporação de tecnologia ? denominado pela Covidien como Segmento de Valor.
Com a transação, a expectativa é de que a Covidien reduza o preço de fabricação e crie oportunidades com canais complementares e marcas locais. Além disso, a aquisição, segundo o vice-presidente geral do Brasil, Ermano Moraes, aproveita os benefícios do programa governamental PAC da Saúde, que prevê margens menores para produtos produzidos localmente.
?Este segmento olha muito para o preço. E esta aquisição vai complementar nosso portfólio em eletrocirurgia?, afirmou Moraes. A WEM Equipamentos Eletrônicos possui 100 funcionários e fabrica geradores, produtos descartáveis e acessórios para eletrocirurgia em sua fábrica, no interior de São Paulo.
Educação
Espalhar centros de treinamentos em países emergentes é outra iniciativa que visa fortalecer a empresa. Depois dos Centros Covidien de Inovação de Xangai e da Índia, serão a vez da Rússia e Brasil, ainda em 2014.
?A ideia é dar treinamento e educação continuada a profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, residentes, sem nenhum ônus. Capacitá-los com utilização da nossa tecnologia?, disse Moraes.
O executivo ainda destaca a continuidade, em 2014, do Caminhão da Saúde, equipado com simuladores cirúrgicos, produtos de alta tecnologia e um auditório para formação educacional em técnicas de cirurgias minimamente invasivas, tratamentos vasculares, entre outros. De acordo com ele, mais de 8 mil km já foram percorridos pelo Brasil, priorizando locais com acesso limitado a esses procedimentos.
?Este projeto vai estar ligado ao Centro que será construído aqui em São Paulo e que terá conexões com outros centros no mundo, possibilitando transmissões ao vivo?, comentou.
Resultados do caminhão em 2013:
– 16 cidades visitadas (em seis estados brasileiros)
– 537 aulas
– 11.346 participantes
– 161 dias de atividade
– 13.406 quilômetros rodados