Copa do Mundo de Futebol é o evento esportivo mais aguardado no Brasil e em muitos outros países. É uma oportunidade de reunir os amigos, organizar a torcida, comprar camisetas e bandeiras. A empolgação com as partidas do mundial pode ser revigorante, mas se for vivida muito intensamente, pode causar alguns problemas de saúde, principalmente àqueles que estão diretamente relacionados com o lado emocional. Alguns estudos mostram o aumento de eventos cardiovasculares durante os jogos de futebol.
O estudo “Copa do Mundo de Futebol como Desencadeador de Eventos Cardiovasculares”, de autoria dos médicos brasileiros Daniel Guilherme Suzuki Borges, Rosane Aparecida Monteiro, André Schmidt e Antonio Pazin-Filho, observa maior incidência de infarto agudo do miocárdio em dias de jogos de Copa do Mundo de Futebol e, em especial, em dias de jogos do Brasil, concluindo que vários fatores poderiam estimular esta crise, como excesso de bebida alcoólica, alimentação gordurosa, fumo e a própria tensão na torcida.
Prevenção
O médico Ricardo Vivacqua, cardiologista, especialista em medicina esportiva do Hospital Pró-Cardíaco, com experiência em duas Copas do Mundo de Futebol e em várias eliminatórias, inclusive em grandes altitudes, recomenda que o torcedor adote alguns cuidados em relação aos jogos, com a intenção de prevenir até de uma morte súbita.
Recomendações
1) Não interromper os medicamentos de uso contínuo;
2) Evitar bebidas alcoólicas, alimentação rica em gorduras e fumo;
3) Não “virar a noite”, manter o hábito de dormir seis horas por noite;
4) Torcer muito, porém, aceitar um insucesso;
5) Ansiedade excessiva e discussões podem ser prejudiciais;
6) Caso sinta dor no peito, súbito cansaço ou falta de ar, procure um serviço médico de emergência; e
7) “Não espere o infarto, evite-o”, finaliza o Dr. Ricardo Vivacqua.