Os associados do Instituto Ética Saúde reelegeram o Conselho de Administração por mais dois anos, em assembleia realizada no dia 10 de fevereiro. Seguem à frente do IES o presidente Eduardo Winston Silva, a vice-presidente Maria Cecília Patrícia Braga Braile Verdi, o tesoureiro Marcos Machado, o secretário Gláucio Pegurin Libório, a conselheira Vanessa Queiroz Torres e a suplente Cândida de Fátima Bollis.
Citando a pandemia, Eduardo Winston Silva afirmou que o Instituto, que representa 180 associados, mostrou que tem valores e princípios sólidos. “Era um momento incerto para todos, porém os associados demonstraram ter a ética/integridade como princípio. Em meio a todas as diversidades, se mantiveram conectados, através do IES, na luta pela promoção de um ambiente mais ético na saúde”. E acrescentou: “Graças ao trabalho feito anteriormente, o IES conquistou a legitimidade para liderar os esforços e intermediar as discussões sobre integridade com todo o setor. Nosso foco agora está em propor ações que promovam mudança no comportamento. Não será rápido, não há fórmula mágica. Mas seguiremos buscando esse objetivo, executando com disciplina o planejado”.
O plano de trabalho e estratégico de 2021 e as propostas para 2022 foram apresentadas pelo executivo de Relações Institucionais do IES, Carlos Eduardo Gouvêa. “Temos atuado com objetivos macro, ações planejadas e métricas dos resultados para nos nortear em outras ações para os próximos anos. O trabalho não é de curto prazo, é grande e consistente em promover uma mudança geracional”, afirmou.
Foi apresentada a prestação de contas exercício 2021; aprovada a proposta de orçamento exercício 2022; aprovada a renovação dos mandatos de parte dos membros do Conselho de Ética (Celso Grisi, Antonio Fonseca e Edson Vismona); e aprovado o Plano de Trabalho e Estratégico 2022.
Gouvêa lembrou da importância de os associados solicitarem a Certidão Eletrônica de Ética. “Cada vez mais, vocês devem usar este documento de forma positiva e estabelecer um parâmetro para o restante do mercado”, reforçou.
Assembleia Extraordinária
Nos próximos meses, o Instituto Ética Saúde vai convocar uma nova assembleia para votação de mudanças no Estatuto, referentes ao novo endereço do IES, alteração do formato de eleição do Conselho de Administração e mudança no quórum necessário para instalação de assembleias. “O intuito é trazer mais representatividade para o Conselho e tornar o andamento dos trabalhos do IES mais célere e mais congruente com a maturidade que ele tem hoje”, explicou o assessor jurídico, Leonardo de Campos.
Conselho de Administração do IES (biênio 2022/2023):
- Presidente: Eduardo Winston Silva, Nuvasive Brasil Comercial Ltda. – Distribuidor
- Vice-presidente: Maria Cecília Patrícia Braga Braile Verdi, Braile Biomédica Indústria, Comércio e Representações Ltda. – Fabricante
- Tesoureiro: Marcos Tadeu Machado, Biomedical Produtos Científicos Médicos Hospitalares Ltda. – Fabricante
- Secretário: Gláucio Pegurin Libório, Orthohead Instrumentais e Implantes Cirúrgicos – Distribuidor
- Conselheira: Vanessa Queiroz Torres, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein – Hospital
- Suplente: Cândida de Fátima Bollis, SP Intervention Ltda. – Importador e Distribuidor