Conseguir investimento anjo envolve um pouco mais do que chamar um bando de caras ricos e torcer pelo melhor.
Obter esse investimento inicial é muitas vezes um obstáculo enorme para startups, mas uma vez que o dinheiro entra, ele fornece uma fonte essencial de financiamento – força vital para as jovens e famintas empresas. E como o modelo tradicional de capital de risco cada vez mais parece estar quebrado, os anjos têm muitas vezes intensificado seu trabalho para preencher o vazio de financiamento de empresas early stage.
Em Ohio, em particular, o financiamento anjo tem assumido um papel importante para startups. O estado possui dois dos cinco grupos de maior atividade em investimento anjo no país – Ohio TechAngel Fund, em Columbus e North Coast Angel Fund em Cleveland – além de numerosos ricos investidores individuais. Mas a principal coisa sobre os anjos é que eles geralmente não querem que ninguém além de outros insiders saibam que eles são anjos, para que eles não sejam tão fáceis de encontrar. E encontrá-los é só o começo da jornada.
Três empresários de saúde estão entre os mais experientes em angariar fundos anjo no estado. A empresa de biomarcadores Heartlab de Cleveland, a Thermedx de dispositivos médicos e a Within3 de TI em saúde tem feito um bom trabalho de alavancagem de crédito ao investimento de Ohio e levantaram milhões adicionais de indivíduos de alta renda.
Conversas com Jake Orville (CEO da Cleveland Heartlab), Haritakis Mike (vice-presidente executivo da Thermedx) e Hill Lance (CEO da Within3) renderam as seguintes dicas para iniciantes na saúde sobre a forma de financiamento anjo.
Rede, rede, rede. Os anjos não vão fazer reuniões a toa. A única maneira que você vai chegar na frente deles é através de uma introdução de um colega de confiança. Um ótimo lugar para começar é trabalhar seus contatos na indústria de serviços profissionais – advogados, contadores, banqueiros e afins, disse Haritakis.
Não se concentre no dinheiro. É um erro ver anjos simplesmente como uma fonte de financiamento, disse Hill. Antes mesmo de pensar sobre o dinheiro, considere no que ele poderia ajudar sua empresa – seja em forma de coaching, introduções aos principais contatos do mercado ou como conselho no desenvolvimento do negócio. Se você pode obter pessoas que possam contribuir com algo além de dinheiro, isso vai torná-los mais propensos a ter um interesse em sua empresa e eventualmente tornarem-se investidores.
Foque em quem sabe fazer dinheiro. É claro que é uma afirmação ampla, mas é bastante seguro dizer que as pessoas que já criaram riqueza através de seus próprios negócios, provavelmente, terão mais apetite para a incerteza que vem com o investimento em early stage do que aqueles que ficaram ricos por herança.
“As pessoas que ganharam [seu] próprio dinheiro em vez de herdar são mais propensos a abraçar o risco”, disse Hill.
Perceba que muitos anjos não entenderão muito sobre o seu negócio. Muitos anjos que investem em med-tech startups não fizeram seu dinheiro no setor de saúde. Então você precisa ser paciente, lentamente caminhar com eles através dos desafios do mercado que você está jogando, levá-los para fora para ver seus clientes e encontrar uma maneira de relacionar o seu negócio ao sucesso que esses investidores já experimentaram na empresa deles.
“Repita o óbvio, se comunique o tempo todo”, aconselha Orville. “Entenda que eles não são especialistas no seu negócio.”
A confiança é a chave para o processo inteiro. Crie confiança com os anjos através de seus próprios colegas de confiança, conquiste-os relacionando-se com eles e buscando os seus conselhos, e mantenha-os atualizados sobre os sucessos da sua empresa e sobre os novos desafios.
Fonte: Medcity