Preocupação com o bem-estar e a condução estratégica da responsabilidade social pesam nas ações da Viva Planos de Saúde. ?No dia a dia, nossa preocupação é com o bem estar das pessoas para que tenham o máximo de assistência, de qualidade e garantia de entrega dos serviços. Além disso, nosso interesse é fazer com que a comunidade esteja envolvida de alguma forma?, explica o sócio e diretor comercial, Ricardo Almeida.
O envolvimento da comunidade está contemplado na iniciativa de adoção de praças públicas na avenida Boa Viagem, em Recife(PE). Almeida ressalta que a empresa é uma das pioneiras neste tipo de manutenção de praças, iniciada pela Prefeitura de Recife por meio do Programa Adote o Verde. ?Há quatro anos, contribuímos com os custos de manutenção e conservação destas áreas, fazendo com que as pessoas possam realmente usufruir destes espaços sem que o poder público seja envolvido diretamente com todo o custo de manutenção.?
Esse investimento, também se deve à busca pela construção da reputação da marca. Com o investimento inicial de R$ 50 mil e manutenção mensal de R$ 5 mil, as praças são cartões-postais de Recife. Também uma campanha publicitária divulga a marca da operadora em uma área de grande visibilidade. Isso possibilita atender aspectos de ordem social e também ter uma área onde é feita a divulgação da marca, ligada à conservação e manutenção destes locais. De lá para cá, a instituição conseguiu obter o reconhecimento do público. ?As pessoas, de uma maneira geral, entendem que a operadora tem preocupação com o bom estado destas praças. Dessa forma, conseguimos associar a nossa marca com políticas que sejam coerentes tanto com a sociedade como com o poder público?, avalia o executivo.
DESAFIOS
A operadora conta com a consultoria da empresa Mídia 24 horas. Para acompanhamento e controle das praças adotadas, foi elaborado um regulamento interno específico que a manutenção visita e acompanha quinzenalmente. Assim, a empresa especializada cuida de toda a parte de manutenção, faz os relatórios periódicos, identifica as necessidades e toma as devidas providências para que as áreas estejam sempre em bom estado. ?A empresa cuida não só da parte de manutenção, mas também da comunicação, pois associamos sua identidade visual à manutenção dos espaços públicos.? Além disso, constantemente é feito o trabalho de conscientização sobre a conservação do espaço. Segundo Almeida, em algumas situações a operadora depende do poder público, porque não pode atuar diretamente em algumas situações, como a iluminação do espaço. Quando existe algum problema dessa natureza, é preciso comunicar as entidades responsáveis da prefeitura para que as empresas de energia tomem as devidas providências. ?Neste caso, não temos autonomia para fazer a substituição direta de uma lâmpada, exceto de jardim, as outras dependem diretamente do poder público. Mas o Governo também tem um grande interesse em que esses projetos funcionem bem, por isso, há visitas periódicas para que haja um bom relacionamento entre os setores privado e o público.?
As práticas sustentáveis também estão no cotidiano da gestão da operadora. ?Temos vários projetos, desde critérios para a utilização de descartáveis à coleta seletiva de todos os materiais. Temos postos de coleta em cada unidade e empresas especializadas que os retiram.? VIDA FITNESS
A preocupação, sobretudo, com a qualidade de vida dos associados levou ao lançamento, em outubro, do Vida Fitness. O projeto consiste em evitar o sedentarismo dos associados e da comunidade. Os exercícios são supervisionados e fazem com que estas pessoas alcancem condicionamento físico e bem-estar. Assim, uma equipe multidisciplinar, formada por professores de educação física, enfermeiros e nutricionistas, é monitorada por um grupo de médicos generalistas, entre eles cardiologistas e endocrinologistas, para fazer o acompanhamento das atividades.
Para a orientação sobre como fazer para se obter qualidade de vida por meio da prática de exercícios físicos, a instituição reúne um grupo de associados em uma determinada área pública, por exemplo, na Beira Rio, que recebe orientação de como trabalhar o corpo. ?A ideia é incentivar as pessoas a diminuírem o sedentarismo e com isso reduzir várias enfermidades, entre elas hipertensão, obesidade e diabetes. Isto é estendido para a comunidade, que pode participar de um programa que incentiva hábitos saudáveis?. O objetivo é ter, ainda este ano, três polos de atividades.
NOVO DE NOVO
A operadora também é uma das parceiras da Junior Achievement, organização não-governamental que promove o empreendedorismo e tem entre seus projetos o Miniempresa. A Viva Planos de Saúde desenvolve projetos com as escolas parceiras nas mais diversas áreas focadas em empreendedorismo. ?A ideia é que os jovens de colégios pré-selecionados ou os filhos de nossos colaboradores participem de projetos empreendedores?.
Um dos exemplos é a miniempresa Novo de Novo, em que os alunos de uma das escolas da rede pública de Pernambuco produziram objetos feitos com discos de vinil.
Conheça os projetos de sustentabilidade da Viva Planos
Operadora se dedica à criação de projetos junto à comunidade, como o Programa Adote o Verde, coleta seletiva e o Vida Fitness
Tags