Divulgamos anteriormente a segunda etapa do prêmio Startup Saúde 2014 e a participação do público foi definitiva. Tivemos 1300 votos em pouco mais de uma semana e chegamos, finalmente, às empresas que estarão no evento A Clínica do Amanhã, no dia 06 de dezembro.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as startups de saúde finalistas para o prêmio e torcer para que a mais merecedora ganhe. Teremos duas premiações: a primeira para uma categoria Innovation, onde premiaremos uma startup que foi lançada neste ano e a segunda para a categoria Growth, em que uma startup mais madura será premiada.

Atestados.med.br

O objetivo principal dessa solução, segundo um de seus fundadores, Eric Milfont, é reduzir as fraudes causadas por emissões de atestados médicos e também melhorar o gerenciamento médico. Além disso, relatórios epidemiológicos podem ser emitidos com a intenção de melhorar a Saúde coletiva e garantir a segurança das empresas e seus trabalhadores.

Medicinia

A startup desenvolve 3 tipos de produtos: o primeiro é uma plataforma para perguntas e respostas, em que o público em geral posta uma pergunta e os médicos as respondem. Como a postagem das perguntas é gratuita, aberta a todos e pode ocorrer de forma anônima, os usuários não comprometem a privacidade e conseguem obter respostas de alta qualidade, já que os médicos passam por screening para comprovar a completude da sua formação e uma análise das respostas pela própria equipe do Medicinia.

iClinic

Os três sócios, formados na área da computação, pesquisaram o mercado da saúde e viram que até 80% dos agendamentos e prontuários são feitos no papel. Como solução, pensaram num sistema que funcionasse totalmente na web, capaz de cuidar da informação dos pacientes e dos agendamentos. E isso seria feito de forma rápida, extremamente simples e adaptável. Assim, em 2011, com recursos próprios, deram origem ao iClinic.

SaúdeControle

Após estudo sobre as soluções de saúde disponíveis e um levantamento de outras startups de saúde e do mercado para a coleta e armazenamento de dados referentes à saúde do indivíduo, a empresa criou para o mercado brasileiro uma plataforma que permite o armazenamento e acesso ao histórico de saúde pelo próprio paciente, onde é possível controlar ele próprio suas informações pessoais.

Memed

Trata-se de um serviço na web, gratuito, que contém o prescritor digital e um catálogo de medicamentos e fórmulas manipuladas. Para montar a receita, pode-se filtrar os fármacos por: laboratório, área, linha (adulto, pediátrico, etc) e indicação de uso. Após selecionar o remédio, é possivel adicionar instruções próprias de uso.

Boa Consulta

Fundado em 2011, a empresa tem como missão revolucionar o agendamento das consultas, tornando-o mais fácil, ágil, simples e eficiente. Para isso, contribui no dia a dia de diferentes profissionais saúde. Além do agendamento, o site conta com a função adicional de criar uma página profissional na web, favorecendo ainda mais a visibilidade no mercado.

PEBmed Aplicativos Médicos

A PEBMed é uma empresa formada por médicos que produz aplicativos de saúde que atendem a profissionais, acadêmicos e a população em geral. Dentre os aplicativos, apresentam guias de terapia intensiva, guia de condutas e drogas, guia de prescrição médica, aplicativo para gravidez e guia de psicofármacos.

Lean Life

A LeanLife surgiu como uma das startups de saúde de fitness para atender praticantes de musculação em diversos níveis que buscam um acompanhamento personalizado em seus treinos, através de um planejamento científico e personalizado. É para pessoas que procuram por algo motivador, eficiente e inovador e tem objetivo de identificar suas necessidades e objetivos, buscando incorporar na sua rotina semanal um planejamento de treino baseado em evidências científicas e que será elaborado especificamente para atingir os seus objetivos.

Anestech

A Anestech é uma startup dedicada à inovação em âmbito anestésico-cirúrgico, com foco em mobile, gestão de risco, controle de eventos adversos e bigdata. Produz aplicativos para promoção do conforto e segurança de pacientes e profissionais em procedimentos anestésicos, possui mais de 20 usuários ativos na América Latina em ferramentas versáteis e que integram-se com plataformas existentes nas instituições.

Dr. Consulta

A ideia para o projeto surgiu quando Thomaz Srougi estava nos Estados Unidos, na Universidade Harvard. Fundada em 2011, é uma rede de clínicas de baixo custo, voltada para as classes C e D, que atende em especialidades como ginecologia, oftalmologia, cardiologia, dermatologia e otorrinolaringologia. A missão do dr.consulta é oferecer soluções em saúde básica, de forma humana e resolutiva, para famílias sem acesso ao sistema de saúde.

Os jurados responsáveis pela escolha serão: Jurados: Luis Chicani (benCorp), Rodrigo Baer (Red Point Ventures), Gabriel Perez (Fundo Pitanga), Luca Ceschin (Babson), Ney Paranaguá (Uniplam), Gustavo do Vale (Softex Brasil) e Elcio Morelli (SP Anjos).