Em meio a todas as novidades de lançamento do relógio da Apple, as atenções estão voltadas para este tipo de device para monitoramento em saúde. No entanto, um outro lançamento que também foi alvo da mídia, o Google Glass, também apresenta capacidades similares.

Uma equipe de pesquisadores do MIT e do George Institute of Technology’s School of Interactive Computing tem trabalhado em um projeto chamado BioGlass, usando os sensores do Google Glass para medição de pulso e respiração em um contexto experimental.

O acelerômetro, o giroscópio e a câmera foram usados para medição de sinais fisiológicos.

Na pesquisa, os participantes se puseram em três posições corporais diferentes sob condições de relaxamento e após atividade por um minuto. O time coletou 72 dados “de minuto” para o estudo e verificou batimentos cardíacos e taxas respiratórias e os resultados foram parecidos com os esperados para o relógio da Apple.

No estudo, foi verificado que “há uma nova capacidade de prover medições de batimentos cardíacos e respiração em tempo real e de forma correta usando um giroscópio perto dos olhos e a combinação de sensores do GoogleGlass.”

Veja o vídeo do projeto abaixo:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=-t4PkEbowJg[/youtube]