Na área da saúde, que tantos ouvimos falar da sua ineficiência, é importante conhecer metodologias inovadoras de sucesso, aprimorar a prática médica e superar os obstáculos para a entrega do melhor tratamento.
Medicine X tem o objetivo de mostrar colaborações e ideias novas em lidar com a medicina e trazer a melhor experiência para o paciente.
Nós cobrimos as aulas do Medicine X, que teve o tema de “Engajamento de pacientes”. Contamos com palestrantes de renome como Denis Boyle, co-fundador do IDEO e Susannah Fox, diretora associada da Pew Internet Research.
Confira!
Design Thinking e Saúde
Um dos grandes desafios da tecnologia é criar interface e ferramentas que não atrapalhem o fluxo e a interação médico-paciente. Isto porque muitos médicos reclamam nos Estados Unidos que prontuário eletrónico, ao passo que tenha facilitado no trabalho de coleta e análise de dados e histórico do paciente, trouxe uma barreira para a comunicação com o paciente.
“Estamos lidando com a tecnologia como se fosse um “front-end man”, ou seja, com presença à frente à humana, e isto inibe a relação médico-paciente.” disse Brian Garcia ao Medicine X. Design thinking é uma poderosa ferramenta no sentido de que permite que uma pessoa se inteire e sinta as necessidades e dificuldades do outro, ou seja, permite empatizar com o outro – algo que é extremamente fácil falar mas inversamente difícil para ser implementada no cotidiano.
O IDEO, líder de mercado em design, também conta com muitos projetos que enfatizam a empatia e o entendimento do raciocínio do outro. Em vez de ações e produtos que são unilaterais, no sentido de que é criado no campo da imaginação, IDEO procura entender o cotidiano, a mentalidade e o psicológico do seu público-alvo, e isto faz a diferença também na criação de produtos voltados para a saúde.
Em breve, mais matérias do Medicine X!