Imagine uma educação médica que abrangesse as diversas dimensões da vida humana e que contasse com contribuições das mais diversas áreas, com foco no empoderamento do paciente?

O Dr. Chu, após completar os estudos médicos e a residência em anestesiologia em Stanford, mestrado em epidemiologia e fellowshiph em pesquisa clínica, concluiu que quer buscar uma medicina mais humana e a disseminação desta humanização através do Stanford AIM Lab.

O Stanford AIM Lab promove diferentes atividades, dentre eles, fellowship, matérias relacionados a como enxergar medicina de uma nova forma – com acesso gratuito através da internet – e uma conferência anual contando com saúde digital, empoderamento do paciente e inovações na saúde.

“Nas conferências de saúde do futuro, há de haver presença de pacientes”, nos conta Dr. Chu. Ele incluiu os pacientes nas aulas promovidas e na conferência Medicine X, o que chamou muita atenção, no entanto, para o Dr. Chu, “isto é natural e, honestamente, não sei porque não havia sido adotado antes. Medicina é um trabalho em equipe e ois pacientes são os membros mais importantes dele, estou ansioso para ver uma colaboração verdadeira entre todos os stakeholders.”

Para o Dr. Chu, há diferentes conceptualizações para o que é “engajamento do paciente”, no entanto, para ele é que os pacientes estejam empoderados a se tornar parceiros do seu próprio cuidado.

Como uma forma de engajar os estudantes e o público em geral, o Dr. Chu também promove as aulas presenciais e onlines do Medicine X, que ocorre semanalmente. Cobrimos no começo deste ano as aulas de “engajamento do paciente”, e mostramos diferentes perspectivas e soluções de diferentes áreas, incluindo design (IDEO, Healthagen), neurocientistas da Stanford e Harvard e Centro de pesquisa (Pew Research). As aulas contam com um e-patient relatando a sua experiência sobre a doença, como se sentiu e sente e como está se empoderando e batalhando no dia-a-dia.

As aulas são uma excelente ferramenta para demonstrar uma nova perspectiva na saúde e no aprendizado à diferentes perspectivas das mais diversas áreas, e, inclusive ouvir atentamente ao paciente, à sua história, dificuldade, coragem e a batalha com a doença.