Está cada vez mais comum falarmos que alguma gigante da tecnologia está investindo em mHealt. Essa semana mesmo escrevi sobre a Samsung e seus Galaxy S5,  Gear2 e Geart Fit.

Embora ainda não tenha lançado o iPhone 6, iOS 8 ou o tão falado smartwatch, a Apple já deu diversos indícios de que entrará muito forte no mHealth, inclusive contratou diversas referencias do setor. As especulações tomam corpo primeiro com o vazamento das telas iOS 8 na rede social Weibo e depois com imagens do Healthbook em si.

apple_healthbook_mhealth-screen

Ao que tudo indica, a solução para mHealth seria utilizada para monitorar o bem-estar e a saúde de diversos usuários através de sensores, que podem ou não ser apresentados junto com o especulado iWatch. Faria parte do monitoramento, além de um cartão para emergências:

  1. Bloodwork: ainda meio vago, mas possivelmente monitoraria função renal, hepática e outros
  2. Batimentos cardíacos
  3. Hidratação: crítico para muitos atletas
  4. Pressão sanguínea
  5. Atividade física
  6. Nutrição
  7. Glicemia
  8. Qualidade do sono
  9. Frequência respiratória
  10. Saturação do Oxigênio
  11. Peso

apple_healthbook_mhealth

Ainda não se tem certeza de como será o input de dados no app, já que há a possibilidade de integração com pulseiras como Jawbone, FitBit e outras, ou com o próprio iPhone, que o 5S possui o chip M7 – monitoramento constante da localização, por exemplo – ou até mesmo pelo iWatch, que pode ser lançado ainda esse ano com o iOS 8 e o iPhone 6. Minha aposta? Que será possível monitorar com todos esses devices do mHealth ditos acima.

A ansiedade é grande, mas temos de esperar mais para ter maiores notícias, e mais sólidas. Antigamente a Apple tomava sérias providências para evitar o vazamento de seus próximos lançamentos, mas ultimamente (principalmente após a partida de Steve Jobs) tem se tornado comum sabermos o que teremos no mercado em meados de setembro, o que colabora para a veracidade dessas especulações sobre a Apple e o mHealth.