Percebemos que diferente de outras áreas, o mercado de visualização de imagens médicas sofre com falta de inovação de fato. O médico que precisa estudar mais a fundo as imagens de um paciente, tem que trabalhar num ambiente mais insalubre, escuro, com ar-condicionado no limite, sentado na mesma posição por várias horas, com ferramentas pesadas e de complexo manuseio. Profissionais tem uma longa curva de aprendizado pra aprender a manusear os softwares usados para esse propósito. Tivemos a ideia de transformar isso em um processo menos doloroso e mais prazeroso. Com o novo conceito de qualidade de vida que os smartphones e tablets trouxeram ao mercado enxergamos uma oportunidade. Decidimos inverter o processo de produção, pensarmos nas pessoas que estão por trás das ferramentas e na sua qualidade de vida. Aliamos o que há de melhor em design, usabilidade e tecnologias de ponta no concepção e no desenvolvimento de novo produto, o Navegatium. Nosso objetivo é nos tornarmos referência de mercado em design e usabilidade, quebrando os velhos paradigmas e trazendo o novo para os profissionais da área médica, que anseiam por isso.
Uma das primeiras curiosidades ao ver o site de vocês, é a escolha pela plataforma da Microsoft. Qual foi o motivador para a escolha da mesma e quais os planos para as outras plataformas?
Temos convicção que o Windows 8.1 é uma das melhores plataformas hoje no mercado. Vemos acompanhando sua concepção e sua evolução e nos encantando cada vez mais com os novos conceitos de usabilidade. Hoje o Windows 8.1 vem se tornando tendência tanto em sistema operacional quanto em design de interface, e tem como objetivo entregar a melhor experiência de uso para dispositivos touchscreen, entre esses tablets e modernos ultrabooks. O departamento de design da Microsoft vem sendo premiados pelos novos conceitos de design. Além disso, de acordo com pesquisas de mercado, o Windows 8.1 deve se tornar líder de mercado no médio prazo (em 2018 deve ter 50% do mercado mundial de PCs e mais uma grande fatia de dispositivos móveis). Somos pioneiros com o Navegatium não só na nova plataforma Windows 8, mas também em plataformas móveis. Não há hoje, em nenhuma outra plataforma (iOS e Android) uma Workstation DICOM completa, capaz de fazer reconstruções 2D e 3D e que rode em tablets! As soluções concorrentes ainda são bastante limitadas em recursos de reconstrução e manipulação. Navegatium está sozinho nesse universo.
Como funciona o modelo de negócios da empresa? É cobrada uma taxa para download do aplicativo e/ou algum fee?
O App Navegatium está disponível na Windows Store há 03 meses, inicialmente com uma versão gratuita. Iremos lançar nos próximos dias uma grande atualização e mudar o App para uma versão trial, que possibilitará ao usuário usufruir gratuitamente de todas as funções do App por um período de 30 dias. Após este período o Navegatium continuará funcional para uso com todos os estudos da nossa NVKB (uma vasta biblioteca de estudos DICOM) e para os estudos anteriormente carregados. No entanto, a importação de novos estudos só poderá ser realizada com aquisição de uma licença. De qualquer forma, todo o trabalho feito ao longo de 30 dias pelo usuário, será mantido no aplicativo. Vale salientar que o Navegatium inova também na cobrança. Não há nenhuma taxa de atualização mensal ou anual, nem taxas de atualizações para novas versões. Uma compra é valida para a vida toda, com atualizações ‘ad eternum’ e contando ainda com a praticidade de manusear imagens radiológicas em qualquer lugar a qualquer momento, de qualquer dispositivo pessoal. Para as próximas versões teremos muitas novidades que tornarão nosso App ainda mais poderoso, como novas ferramentas de manipulação 3D, suporte a imagens cardíacas 4D e muito mais vem por aí.
Nossa empresa hoje conta com o trabalho em período integral dos 04 fundadores, cada um em seu segmento de negócio. Viabilizamos o uso de outras Startups como prestadores de serviços e fornecedores, fortalecendo o empreendedorismo e agregando o que há de melhor para evoluirmos no mercado.